FAS e Aliança Água+ anunciam ampliação durante Fórum Mundial da Água, em Brasília-DF
02/04/2018
Em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil e participantes da Aliança Água+, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) nesta segunda-feira (19) os resultados do primeiro ano do programa e a ampliação do número de estados, parceiros e investimentos. As informações foram apresentadas durante o 8º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado até o próximo dia 23 em Brasília. Alinhado com o tema do evento, – “Compartilhando Água” – o anúncio reforça o objetivo e compromisso da FAS e da Aliança Água+ em ampliar capilaridade, qualidade e impacto junto a um número crescente de comunidades na região em que atua.
A participação da FAS no evento tem apoio da Latam Airlines Brasil.
Se no primeiro ano de atuação o Água+ investiu cerca de R$ 1,5 milhão, impactando 15 comunidades e 4 mil pessoas no Ceará, Amazonas e Pará, em 2018, o programa será ampliado de três para oito estados, e de 15 para 100 comunidades, atendendo a 50 mil pessoas com acesso à água segura de forma sustentável também em Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia e Piauí.
Essa expansão é possível tanto pela ampliação do investimento previsto – em 2018, a estimativa é de R$ 7 milhões – como pelo número de parceiros, que passam de nove para 14 organizações, entre elas, ONGs que atuam pelo acesso à água, empresas e organizações de apoio.
Segundo o Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada em suas casas. Desse total, 20 milhões estão em áreas rurais e remotas do Brasil. A Aliança Água+ tem como objetivo unir as principais organizações que atuam no acesso à água no Brasil para atuar em soluções inovadoras, com impacto relevante e duradouro, promovendo o intercâmbio de ideias e fortalecendo as entidades. Participam da aliança também empresas, fundações e instituições de apoio.
O anúncio foi feito no estande da Coca-Cola Brasil e Aliança Água+ com a presença de Virgílio Viana, superintendente da FAS, Pedro Rios, vice-presidente de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil, e representantes das 14 organizações que integram a Aliança Água+, que são:
- Instituto Coca-Cola Brasil
- Banco do Nordeste
- Fundación Avina
- Instituto Trata Brasil (SP)
- Fundação Amazonas Sustentável (AM)
- SISAR Ceará (Sistema Integrado de Saneamento Rural)
- WTT (World-Transforming Technologies)
- Projeto Saúde e Alegria (PA)
- Coca-Cola Brasil
- CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (MG)
- Cáritas de Pesqueira (PE)
- Central de Associações (BA)
- ABES – ES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Espírito Santo)
- ASPROC – Associação de Produtores Rurais de Carauari – AM