Na Virada Sustentável Manaus, FAS promove espaço para inspirar crianças a construir um mundo mais sustentável - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Na Virada Sustentável Manaus, FAS promove espaço para inspirar crianças a construir um mundo mais sustentável

Na Virada Sustentável Manaus, FAS promove espaço para inspirar crianças a construir um mundo mais sustentável
julho 27, 2018 FAS

Na Virada Sustentável Manaus, FAS promove espaço para inspirar crianças a construir um mundo mais sustentável

27/07/2018

A 4ª edição da Virada Sustentável Manaus promove, neste sábado (28) e domingo (29), diversas atividades culturais, educativas, ecológicas e de lazer em mais de 25 pontos da capital. São mais de 250 ações gratuitas e abertas ao público. Acesse a programação completa aqui. Entre os participantes das atividades, o Programa de Educação e Saúde (PES) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) desenvolverá atividades lúdicas com crianças no sábado no Parque do Mindu e no domingo, no largo de São Sebastião, de 10h às 16h.
O stand “Pequenos Curupiras” foi idealizado pelo educador gerente do PES, Anderson Mattos e pela analista de educação ambiental da FAS, Maiara Gonçalves para promover uma maior inserção de crianças à sustentabilidade através de atividades lúdicas que promovam responsabilidade ambiental no contexto amazônico.
“O intuito é promover um espaço criativo, simples, lúdico e inspirador, que acolha crianças e ofereça atividades de educação ambiental e arte-educação criadas para sensibilizar as crianças sobre a importância de tratar com mais cuidado da floresta amazônica, que é a nossa casa comum. O curupira, protetor das florestas e dos animais é quem lidera o ambiente, aumentando assim, uma rede de protetores e cuidadores da floresta em pé”, afirma Anderson Mattos.
No sábado (28) pela manhã, a artista plástica Gisele Riker,  proporcionará uma vivência de arte-educação para crianças utilizando materiais orgânicos através de pintura e colagem para produção de quadros. No domingo à tarde (29), acontecerão atividades ligadas ao projeto “Olha a cobra” da bióloga Luciana Frazão, doutoranda da  UFAM com gincanas de busca por espécies ameaçadas e visualização de animais em óculos VR (realidade virtual) e, paralelo a isso, as crianças farão pinturas de répteis amazônicos em ameaça.
Segundo Mattos, o “Pequenos Curupiras” é um lugar para “é um espaço em construção, dinâmico e após a Virada Sustentável estará nas edições da Feira da FAS e outros eventos ligados à educação ambiental para o público infantil semeando sempre a ideia da responsabilidade ambiental para crianças em vários lugares”.

Virada Sustentável Manaus

A Virada Sustentável é considerada o principal festival de sustentabilidade do Brasil e deve mobilizar ao longo do fim de semana mais de 350 voluntários.Entre os espaços escolhidos para receber as ações do festival estão o Parque do Mindu, Bosque da Ciência, Parque Sumaúma, Musa Jardim Botânico, Largo São Sebastião, Praia da Ponta Negra, além de feiras, terminais de ônibus e outros pontos.

“A proposta é alcançar todas as zonas da cidade, principalmente os espaços com grande circulação de pessoas, levando cultura e consciência ambiental para toda a população de forma dinâmica, divertida e gratuita”, explica a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.