FAS apóia criação da Associação de Moradores da RDS do Amanã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS apóia criação da Associação de Moradores da RDS do Amanã

FAS apóia criação da Associação de Moradores da RDS do Amanã
maio 9, 2010 FAS

FAS apóia criação da Associação de Moradores da RDS do Amanã

09/05/2010

Por Monick Maciel

Cerca de 450 comunitários é a estimativa de público da assembleia geral para a fundação da Associação de Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Amanã, na calha do Rio Solimões. O evento foi iniciado dia 8 e termina nesta segunda-feira (10), na sede da comunidade São João do Ipecaçu – setor Coraci, no município de Maraã (AM).

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) apóia financeiramente e com suporte técnico a criação da Associação. De acordo com o coordenador regional da FAS na calha do rio Solimões, Rosival Dias, durante os três dias de reuniões, os comunitários vão discutir o Estatuto da Associação, além de participarem da eleição, aprovação e posse da Diretoria da Associação.

“Com a Associação organizada o empoderamento das comunidades será muito maior, de forma que as pessoas compreendam a importância da Reserva”, afirma o coordenador. Segundo ele, até então algumas entidades representantes das comunidades estavam muito fragmentadas, o que enfraquecia a ação das mesmas.

Ele conta que através do Programa Bolsa Floresta Associação, a FAS está apoiando diretamente a organização comunitária naquela região. “A FAS hoje oferece condições financeiras e de articulação entre as comunidades para garantir maior representatividade dos moradores, além de oferecermos apoio no transporte e na legalização formal da Associação”, diz.    

Através do Programa Bolsa Floresta, aliás, estão sendo investidos outros recursos nas reservas que compõem a Regional Solimões: RDS Amanã, na RDS Mamirauá e Resex  Catuá Ipixuna. Rosival Dias conta que nesta missão serão realizadas a entrega de ambulanchas (lanchas para  atendimento rápido na área de saúde), sendo seis na RDS Amanã e três na RDS Mamirauá. Este recurso está previsto no Bolsa Floresta Social. Ele destaca ainda a entrega de maquinário para beneficiamento de fibra para artesanato e a entrega de 15 canoas tipo bajara, ambos previstos pelo Bolsa Floresta Renda; e a entrega dos cartões do Bolsa Floresta Familiar.