Fundação Dom Cabral leva programa de formação de lideranças amazônicas ao barco cultural “Banzeiro da Esperança” rumo à COP30
O projeto “O Líder da Floresta” promoverá atividades formativas a bordo da expedição que parte de Manaus em direção à Belém, conectando comunidades amazônicas e parceiros institucionais
03/11/2025
A Fundação Dom Cabral (FDC) participará da expedição fluvial e cultural “Banzeiro da Esperança”, uma jornada que ligará Manaus à Belém levando as vozes e saberes da Amazônia até a COP30. A bordo do barco cultural, a FDC realizará uma ação especial do programa “O Líder da Floresta”, iniciativa dedicada à formação de lideranças amazônicas voltada ao fortalecimento da sociobioeconomia, da governança local e do protagonismo das comunidades da região.
As atividades ocorrerão entre 6 e 8 de novembro, sob coordenação de Vanja Abdallah, Head de Novos Negócios da FDC, e as professoras convidadas, Daniela Balbina e Kátia Plácido que ministrarão aulas e dinâmicas sobre liderança colaborativa, sustentabilidade e transformação territorial.
“A COP30 é uma oportunidade histórica para colocar a Amazônia no centro das soluções climáticas globais. A Fundação Dom Cabral tem acompanhado as Conferências das Partes, buscando trazer os temas centrais que são debatidos de forma transversal em toda a sua atuação. Para a Educação Social da FDC, participar desta expedição fluvial reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização das lideranças locais e suas demandas, que são essenciais para a preservação da Floresta e discussão qualificada não só das mudanças climáticas, mas para a construção de um futuro mais equilibrado e inclusivo”, afirma Vanja Abdallah.
Idealizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e pela Virada Sustentável, a expedição “Banzeiro da Esperança” parte de Manaus no dia 4 de novembro, com paradas em Parintins e Santarém, e chegada prevista à Belém no dia 7 ou 8. Ao longo do percurso, a embarcação se transformará em um espaço de diálogo, arte e formação, reunindo lideranças ribeirinhas, indígenas, quilombolas, jovens, pesquisadores e investidores em torno de temas como mudanças climáticas, adaptação e sociobioeconomia.
Datas principais da expedição:
- 04/11 – Partida de Manaus
- 05/11 – Parada cultural em Parintins
- 06/11 – Chegada a Santarém / Abertura do módulo FDC e início das atividades do programa O Líder da Floresta
- 07 e 08/11 – Atividades do programa O Líder da Floresta
- 08/11 (noite) – Encerramento do módulo e chegada a Belém
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com 49 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo nos rankings de Educação Executiva do Financial Times 2025 — 4ª colocada em Programas Abertos (1º lugar em cinco critérios dessa categoria) e 8ª em Programas Customizados. Oferece soluções de desenvolvimento, preparando líderes para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras para pessoas, organizações de médio e grande porte, públicas e privadas, e a sociedade. Com uma abordagem única, integra rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social. Em 2024, mais de 20 mil participantes foram certificados pela FDC.
Além de sua atuação na educação executiva e acadêmica, a FDC também investe no desenvolvimento social, apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais. A instituição conta com um robusto programa de bolsas de estudo, consolidando suas ações no âmbito da educação social. O portal Seja Relevante amplia ainda mais essa capilaridade, ao democratizar o acesso a conteúdos sobre gestão, negócios, impacto social e carreira.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
Créditos de imagem: Lucas Bonny