Arqueiro indígena conquista medalha de bronze em torneio nos EUA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Arqueiro indígena conquista medalha de bronze em torneio nos EUA

Arqueiro indígena conquista medalha de bronze em torneio nos EUA
abril 12, 2016 FAS

Arqueiro indígena conquista medalha de bronze em torneio nos EUA

12/04/2016

O atleta indígena amazonense Nelson Silva de Moraes (Inha, na etnia Kambeba) faturou a medalha de bronze na categoria cadete da AAE Arizona Cup, campeonato internacional de tiro com arco realizado na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos. A competição reuniu entre os dias 8 e 11 de abril competidores de várias partes do mundo, um evento do Ranking Mundial de Arqueria (WRE). Nelson integra a equipe do Projeto de Arquearia Indígena do Amazonas, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco) e Governo do Amazonas.
Esta é a quarta medalha de Inha em competições oficiais de tiro com arco. O atleta já havia faturado a medalha um ouro na categoria infantil do 7º Campeonato Brasileiro de Base, em 2014, e outro na competição das duplas, no 41º Campeonato Brasileiro, realizado ano passado em Goiânia-GO. O atleta também conquistou a medalha de bronze no 8º Campeonato Brasileiro de Base, realizado em Maricá-RJ, ano passado. 
Nelson compõe o time amazonense que vem participando das seletivas de tiro com arco da Rio 2016, junto com Graziela Paulino (Yaci, etnia Karapãna), Dream Braga (Iagoara, etnia Kambeba) e Larissa Feitoza. Na quinta-feira, eles embarcam para a terceira etapa da seletiva, que será realizado nos dias 16 e 17 de abril (sábado e domingo), em São Paulo-SP. “Nossos atletas ainda tem chances, em uma disputa muito difícil com competidores que treinam há bem mais tempo. Resta torcer nas Ultimas duas etapas, realizadas no meio de abril e início de maio”, explica o treinador da equipe, Aníbal Forte.
Além das seletivas, Nelson, Gustavo e Dream estão classificados para o 33º Panamericano de Tiro com Arco, que será realizado em maio na Costa Rica.

Sobre o Projeto

O projeto Arquearia Indígena do Amazonas tem o objetivo de contribuir para a popularização da modalidade esportiva e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia. A ação é uma iniciativa da FAS, em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), a Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
A iniciativa foi aprovada na Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438), e  conta com o patrocínio das Lojas Bemol, Fogás e Val Group. A ação apoiou de forma inédita a formação de atletas de alto rendimento e o fortalecimento da equipe brasileira de tiro ao arco para competições locais, nacionais e internacionais, incluindo a Olimpíada Rio 2016.