Bolsa Floresta recebe menção honrosa do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional : FAS Amazônia
26/11/2012
Outros

Bolsa Floresta recebe menção honrosa do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional


O Programa Bolsa Floresta (PBF) recebeu menção honrosa na edição 2012 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, promovido pelo Ministério da Integração Nacional (MI). Implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o PBF foi destaque na categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, uma das três que visam à promoção de medidas concretas para a redução das desigualdades e aumento de oportunidades no Brasil. O resultado foi divulgado na Ultima quinta-feira (22).

O Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional foi criado pelo Ministério da Integração Nacional no ano de 2009. Desde 2010, o prêmio recebe o nome de um dos grandes intelectuais da economia brasileira do século XX, Celso Furtado. A edição 2012 promoveu uma homenagem ao professor Rômulo de Almeida, economista, deputado e ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Bolsa Floresta

O PBF é um dos maiores programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do mundo. Desde que passou a ser implementado, em 2007, vem beneficiando mais de 8 mil famílias  em 569 comunidades   espalhadas pelo Amazonas. Atualmente, o nUmero de beneficiados gira em torno de 35 mil, divididas entre 15 unidades de conservação.