Carteiras do Artesão são entregues na RDS Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Carteiras do Artesão são entregues na RDS Rio Negro

Carteiras do Artesão são entregues na RDS Rio Negro
setembro 26, 2014 FAS

Carteiras do Artesão são entregues na RDS Rio Negro

26/09/2014

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) concluirá até o fim desta semana a entrega de 110 Carteiras do Artesão, documento de registro de profissionais autônomos da região do Rio Negro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre FAS e Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), e beneficiará profissionais autônomos da reserva com valores simbólicos para emissão de notas, garantia de aposentadoria, além de cursos e capacitações a serem ofertados pela parceria.
Ao todo, serão entregues 110 carteiras, em nove comunidades que compõem a da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. Foram contemplados com o benefício artesãos que trabalham com tecidos, sementes, reaproveitamento de resíduos sólidos e madeira, e outras atividades de artesanato na reserva, cadastrados em 2013. A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (22), na comunidade Nsa. Senhora do Perpétuo Socorro, com a presença da coordenadora geral do Programa Bolsa Floresta, Valcleia Solidade, e do consultor da FAS, Hygor Goellner.
“Essa carteira representa muito para esses comunitários, pois agora eles tem comprovação de que exerceram suas atividades por bastante tempo, quando forem requerer a aposentadoria. Além disso, os dá competitividade no mercado, já que agora possuem registro profissional que facilita na emissão de notas e outros trâmites legais”, explica Valcleia.
Carlos Alves da Costa, 57, trabalha há mais de 20 anos na confecção de artefatos de madeira, e tem o apoio da esposa, que confecciona com bijuterias, colares e cestos. Ele espera que os cartões sejam um apoio para a atividade de ambos.
“Essa carteira é nossa grande aliada no trabalho, pois comprova que estamos em atividade. Uma ajuda na hora de emitir as notas, economizaremos cerca de 17% com ela. Um grande apoio para nos organizamos”, enfatiza Carlos.

Carlos e a esposa, Miracy, receberam a carteira | Foto: Felipe Irnaldo/FAS

Carlos e a esposa, Miracy, receberam a carteira | Foto: Felipe Irnaldo/FAS


Até o fim da semana, a expedição percorrerá as comunidades 15 de setembro, Nsa. Senhora de Fátima, Santo Antônio do Tiririca, Saracá, Tumbira, Tiririca e Terra Preta, compreendendo os municípios de Novo Airão e Iranduba.