Cerca de 1,8 mil pessoas são beneficiadas pelo Bolsa Floresta Social nas RDSs Rio Madeira e Rio Amapá
28/03/2014
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com o Instituto TIM, entregará este mês uma escola na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Madeira, por meio de investimentos do componente Social do Bolsa Floresta. O espaço foi construído na comunidade São Luiz, na zona rural de Novo Aripuanã (225km de Manaus), fruto de uma demanda comunitária. Também por meio da parceria, a RDS Rio Amapá recebeu investimentos voltados à melhoria de qualidade de vida.
O projeto construiu uma escola com três salas de aula, sala para professores, cantina e secretaria, que beneficiará diretamente 115 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das comunidades Matá-matá, José João, Bom Jesus, São Luiz e Prainha, às margens do Rio Madeira. O espaço foi construído em parceria com a Associação de Produtores Rurais e Moradores da RDS Rio Madeira (APRAMAD), e mão de obra da Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã. A expectativa é que as aulas iniciem ainda neste mês.
Já na RDS Rio Amapá, os investimentos estiveram direcionados ao transporte comunitário, com a entrega de lanchas e uma moto de 125cc, de uso coletivo. Também foram entregues materiais para a construção de dois centros sociais, nas comunidades Ãgua Azul, Urucuri, e reforma do já existente na comunidade Santa Eva. As duas primeiras também ganharão uma casa de hospedagem, para receber visitantes.
Também serão reestruturados o sistema de distribuição de água de três comunidades do Rio Amapá, incluindo a reforma do poço artesiano, instalação de novas bombas e caixas dâ??água. Com essa iniciativa, moradores das comunidades Ãgua Azul, Democracia e Vista Alegre terão acesso à água potável.
A RDS Rio Madeira tem uma área correspondente a mais de 283 mil hectares de floresta, abrigando 43 comunidades e 3.553 beneficiários do Bolsa Floresta. Já na RDS Rio Amapá vivem 1.572 pessoas, que juntas ajudam a proteger 216 mil hectares.
Parceria entre FAS e Instituto TIM
Em 2013 o Instituto TIM se tornou o mais novo parceiro do Programa Bolsa Floresta através do componente Social em cinco unidades de conservação beneficiadas pelo programa (Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Amapá e do Rio Madeira, Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, Reserva de Desenvolvimento Sustentável PiagaçU-Purus).