Com um ano de projeto, arqueiros do Amazonas dominam rankings nacionais de suas categorias
30/04/2014
Os arqueiros do Projeto Arquearia Indígena na Amazônia estão entre os primeiros de suas categorias, segundo o ranking atualizado da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO). A lista inclui a somatória geral dos resultados obtidos em 2014, revelando oito arqueiros amazonenses entre os dez primeiros nas categorias cadete e juvenil.
A indígena kambeba Graziela Paulino (Wirauassu) ocupa a terceira posição nacional na categoria recurvo feminino juvenil, para garotas entre 16 e 18 anos. Na categoria recurvo masculino juvenil, para rapazes de mesma idade, Drean Braga da Silva (Iagoara), Gustavo Paulino dos Santos (Ywytu), Jardel Cruz Gomes (Wanaiu) e Josiel da Silva Paulino (II Seen), ocupam as 4º, 5º, 7º e 8º posição respectivamente.
Nelson Silva Moraes (Inha Quira, 14) e Anderson Santos da Costa (Mui Piruata, 14) completaram a lista, com o 8º e o 18º lugar na categoria masculino cadete, para jovens de até 16 anos.
“Ã? uma conquista muito importante, pois mostra que os arqueiros estão no caminho certo. Nosso objetivo é manter o alto nível, os preparando cada vez mais para competições mais a frente”, explica a coordenadora do projeto, Márcia Lot.
O projeto vem atingindo resultados expressivos nos Ultimos anos. No Campeonato Brasileiro Escolar o indígena Inha, da etnia Kambeba, conquistou o ouro inédito na categoria infantil. Na categoria cadete, três indígenas da região do Rio Negro faturaram ouro, prata e bronze. Li Seem (etnia Baré), Wanaiu e Missi ocuparam todos os lugares do pódio.
Em nível escolar, o indígena Inha obteve a primeira colocação isolada na categoria infantil masculino, com apenas 13 anos de idade.
Sobre o projeto
O projeto â??Arqueria Indígena do Amazonasâ?? tem o objetivo de contribuir para a popularização da arqueria e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia. O projeto já foi aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06), na portaria que estabelece 100% de benefícios fiscais para pessoas físicas ou jurídicas ao estimularem o desenvolvimento do esporte nacional, por meio da doação para projetos desportivos e para-desportivos.
Saiba mais!