Saiba como o trabalho da FAS ajuda a conservação da floresta amazônica
Combater o desmatamento na Amazônia é questão urgente e de maior importância, que une os povos locais à comunidade global, integrados no propósito de manter a floresta em pé, viva e com prosperidade. A crise do clima nos lembra a cada dia que a conservação do bioma amazônico deve estar no centro de nossas preocupações e ações: a Amazônia desempenha um papel vital na regulação do clima global, na manutenção da biodiversidade e na estabilidade dos ecossistemas, além de ser um reservatório de carbono indispensável, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Para fazer frente ao avanço de atividades econômicas predatórias e ilegais que ameaçam a floresta amazônica, o trabalho conjunto de governos, da sociedade civil e do terceiro setor tem sido fundamental e mostra resultados promissores. De acordo com dados do governo brasileiro, o desmatamento na Amazônia recuou 40% no 1º trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período no ano anterior. É preciso dar continuidade e escala às ações de conservação ambiental, com um compromisso contínuo com a vitalidade e proteção da floresta e com o desenvolvimento sustentável regional.
FAS e o combate ao desmatamento na Amazônia
Organização com mais de 15 anos de experiência e atuação na região amazônica, a Fundação Amazônia Sustentável tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida.
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) tem desempenhado um papel crucial no combate ao desmatamento na maior floresta tropical do mundo. Com uma abordagem inovadora e colaborativa, a FAS tem alcançado diversos destaques em suas iniciativas de preservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Para frear a destruição ambiental, o “desmatamento zero” é um compromisso abraçado pelas populações locais em áreas apoiadas pela Fundação Amazônia Sustentável e os resultados se fazem ver. No contrafluxo da destruição, em 16 Unidades de Conservação com projetos de conservação coordenados pela FAS, o desmatamento foi reduzido em 39% entre 2008 e 2022.
Uma das principais estratégias da FAS é o envolvimento das comunidades locais na proteção da floresta. Através de programas de capacitação e empoderamento, a fundação trabalha lado a lado com os moradores da região, promovendo atividades econômicas sustentáveis, como o manejo florestal e a produção agrícola de baixo impacto ambiental. Essas iniciativas não só proporcionam fontes de renda alternativas, mas também fortalecem os laços das comunidades com a floresta, incentivando a sua conservação.
A redução de áreas desmatadas foi uma conquista coletiva e que teve o protagonismo dos povos da floresta. Os efeitos fazem parte do Programa Bolsa Floresta, política pública do Governo Estadual do Amazonas e implementada pela FAS. A iniciativa abrangeu um território de mais 10,9 milhões de hectares, com mobilização de mais de 582 comunidades de norte a sul do estado. Com uma abordagem sistêmica e pioneira, o programa integrou atividades de transferência de renda, empoderamento comunitário, educação e empreendedorismo em prol da conservação da floresta.
As 16 Unidades de Conservação beneficiadas pelos programas desenvolvidos pela FAS registraram uma redução do desmatamento de 39%, entre 2008 e 2022. A área total corresponde a mais de 10 milhões de hectares de floresta amazônica.
Crédito: Rodolfo Pongelupe
“O modelo supera o simples pagamento por serviços ambientais; é um processo de engajamento dessas populações na agenda da conservação e da redução do desmatamento”, ressalta Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS.
Com a floresta amazônica em pé, ganham os moradores das Unidades de Conservação (UCs) e o planeta, que sofre e enfrenta as consequências da crise climática. Com a redução do desmatamento nas áreas nas quais o Programa Bolsa Floresta foi efetivado, estima-se que foi evitada a emissão de mais de 10 milhões de toneladas de dióxido de carbônico (CO2) na atmosfera. O gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, responsável pela crise.
Em 2022, após 14 anos de atuação e impactos positivos da proteção do meio ambiente da Amazônia, o Programa Bolsa Floresta foi reformulado e passou a se chamar “Guardiões da Floresta”. Em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema-AM), a FAS permanece na missão de apoiar a defesa da floresta amazônica e o fortalecimento das comunidades locais.
Confira o livro “Programa Bolsa Floresta: trajetória, lições e desafios de uma política pública inovadora para a Amazônia”, que destaca, entre outros resultados, a redução de desmatamento nas Unidades de Conservação atendidas pelo programa:
A FAS apoia governos regionais para combater o desmatamento na Amazônia
Outro destaque das ações da FAS é a promoção de políticas públicas voltadas para a conservação ambiental. Através de parcerias com governos, organizações não-governamentais e setor privado, a fundação advoga por medidas que incentivem a preservação da Amazônia, como a criação de áreas protegidas, o fortalecimento da fiscalização ambiental e o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.
É o caso do Programa Floresta em Pé. Realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a iniciativa é fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do Banco de Desenvolvimento KfW e implementado pela FAS. Tem por objetivo contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento, valorizando a floresta amazônica em pé por meio da promoção da bioeconomia, do apoio no controle ao desmatamento e do fortalecimento da governança ambiental na região amazônica, a exemplo do estado do Pará (Saiba mais).
Doe e contribua com a missão da FAS em conservar a floresta amazônica
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está na vanguarda da conservação da Amazônia, trabalhando incansavelmente para promover práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico para as comunidades locais. Ao doar para a FAS, você está investindo no futuro da Amazônia e das gerações futuras, garantindo que a maior floresta tropical do mundo continue a prosperar. Junte-se a nós nesta causa e faça a diferença hoje mesmo!