ELEIÇÕES 2022 NA AMAZÔNIA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

ELEIÇÕES 2022 NA AMAZÔNIA

Ícone de mãos levantadas.

56,5%
dos amazônidas acreditam que a região não recebe a importância que merece nos debates políticos

Ícone de mulher falando no microfone.

49% 
das mulheres amazônidas afirmam que a Amazônia não está bem representada politicamente em nível regional

Esses são alguns dos resultados da pesquisa “Eleições 2022 na Amazônia”, que ouviu eleitoras e eleitores nos 9 estados da Amazônia Legal para entender as opiniões, críticas e desejos da população votante na Amazônia no pleito eleitoral de 2022. 

A pesquisa, realizada pelo Instituto Action, é um levantamento inédito sobre o eleitorado desta parte do Brasil, que representa 59% da extensão territorial do país. Assunto frequente em debates políticos e internacionais, a Amazônia carece de espaços em que as vozes de seus povos sejam expressas. 

84,5%, maioria expressiva dos entrevistados, concordam que a conservação da Amazônia deve fazer parte do plano de governo dos candidatos à Presidência nas eleições de 2022. Quase 80% acredita que o Brasil deve ter leis mais severas contra o desmatamento. 

CONFIRA MAIS DADOS DE DESTAQUE:

Ícone de árvore.

78,2%
do eleitorado concorda que a conservação da floresta gera qualidade de vida para a população brasileira.

Ícone de queimada na floresta.

83,2%
da população votante na Amazônia afirma que as queimadas na floresta impactam negativamente a sua saúde e a da sua família.

Ícone de pessoas reunidas e um globo atrás.

79,5%
dos eleitores amazônidas acreditam que os povos que vivem na floresta precisam ter seus direitos e vidas respeitados para garantir que a floresta permaneça viva.

Ícone de escola.

87,4%
do eleitorado amazônida concorda que as escolas deveriam ensinar mais sobre a Amazônia.

QUER SABER MAIS DADOS DA PESQUISA? CONFIRA NOSSO RESUMO EXECUTIVO

FACT SHEET ELEIÇÕES 2022

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Crédito: Rodolfo Pongelupe

LEVANTAMENTO FOCADO NA AMAZÔNIA E SEUS POVOS

A pesquisa “Eleições 2022 na Amazônia” destaca-se por direcionar as atenções para as populações amazônicas e propor um espaço de manifestação de ideias a respeito da própria região no contexto das eleições de 2022. Um levantamento feito por amazônidas com foco nos amazônidas e para a Amazônia.  

ABRANGÊNCIA DE TODA AMAZÔNIA LEGAL

O estudo foi conduzido nos 9 estados da Amazônia Legal (Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso) com uma amostra representativa de todo o eleitorado da região.

RESULTADOS INÉDITOS E ATUALIZADOS SOBRE AS PERCEPÇÕES DO ELEITORADO

As entrevistas foram conduzidas entre maio e junho de 2022 e trouxeram percepções e conhecimentos socioambientais da população votante na Amazônia. 

QUEM SOMOS

O projeto “Amazônia nas Eleições 2022” é feito por muitas mãos e mentes que sonham com um horizonte mais digno para a Amazônia e seus habitantes. Nosso ideal é estimular o diálogo entre a sociedade civil dentro e fora da Amazônia Legal e fortalecer a defesa socioambiental no território. Para termos mais políticas pela conservação da floresta, com foco na agenda climática e na valorização da diversidade e defesa dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais 

NOSSAS CAMPANHAS

“Eu Voto na Amazônia Viva” é o selo que une duas campanhas de comunicação dedicadas aos povos que moram, trabalham e ajudam a construir os nove Estados da Amazônia Legal. O ponto de encontro dessas duas mobilizações está resumido no nosso nome em comum. Para manter a Amazônia em pé, fértil e fazer dela mais protegida, justa e próspera, começamos com a participação de todas e todos nas urnas. Saiba mais em: https://euvotonaamazoniaviva.org/  

EXECUTORA

Logo da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

PARCEIROS

APOIO