pt Português
pt Português
pt Português

ELEIÇÕES 2022 NA AMAZÔNIA

56,5%

dos amazônidas acreditam que a região não recebe a importância que merece nos debates políticos

49% 

das mulheres amazônidas afirmam que a Amazônia não está bem representada politicamente em nível regional

Esses são alguns dos resultados da pesquisa “Eleições 2022 na Amazônia”, que ouviu eleitoras e eleitores nos 9 estados da Amazônia Legal para entender as opiniões, críticas e desejos da população votante na Amazônia para o próximo pleito eleitoral.

 

A pesquisa, realizada pelo Instituto Action, é um levantamento inédito e atualizado de como pensa o eleitorado desta parte do Brasil, que representa 59% da extensão territorial do país. Assunto frequente em debates políticos e internacionais, a Amazônia carece de espaços em que as vozes de seus povos sejam expressas.

 

84,5%, a maioria expressiva dos entrevistados, concordam que a conservação da Amazônia precisa fazer parte do plano de governo dos candidatos à Presidência nestas eleições. Quase 80% acredita que o Brasil deve ter leis mais severas contra o desmatamento.

 

Confira mais dados de destaque:

78,2%

Do eleitorado concorda que a conservação da floresta gera qualidade de vida para a população brasileira.

 

79,5%

dos eleitores amazônidas acreditam que os povos que vivem na floresta precisam ter seus direitos e vidas respeitados para garantir que a floresta permaneça viva.

83,2%

da população votante na Amazônia afirma que as queimadas na floresta impactam negativamente a sua saúde e a da sua família.

 

87,4%

do eleitorado amazônida concorda que as escolas deveriam ensinar mais sobre a Amazônia.

Quer saber mais dados da pesquisa? Confira nosso resumo executivo

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Levantamento focado na Amazônia e seus povos

A pesquisa “Eleições 2022 na Amazônia” se destaca por direcionar as atenções para as populações amazônicas e propor um espaço de manifestação de ideias a respeito da própria região no contexto das próximas eleições. Um levantamento com foco nos amazônidas para a Amazônia. 

Abrangência de toda Amazônia Legal

O estudo foi conduzido nos 9 estados da Amazônia Legal (Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso) com uma amostra representativa de todo o eleitorado da região.

Resultados inéditos e atualizados sobre as percepções do eleitorado

As entrevistas foram conduzidas entre maio e junho de 2022 e trazem percepções e conhecimentos atualizados da população votante na Amazônia há menos de 3 meses das eleições deste ano.

 

Quem somos

O projeto “Amazônia nas Eleições 2022” é feito por muitas mãos e mentes que sonham com um horizonte mais digno para a Amazônia e seus habitantes. Nosso ideal é estimular o diálogo entre a sociedade civil dentro e fora da Amazônia Legal e fortalecer a defesa socioambiental no território. Para termos, nos próximos mandatos, mais políticas pela conservação da floresta, com foco na agenda climática e na valorização da diversidade e defesa dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais.

Nossas campanhas

“Eu Voto na Amazônia Viva” é o selo que une duas campanhas de comunicação dedicadas aos povos que moram, trabalham e ajudam a construir os nove Estados da Amazônia Legal. O ponto de encontro dessas duas mobilizações está resumido no nosso nome em comum. Para manter a Amazônia em pé, fértil e fazer dela mais protegida, justa e próspera, começamos com a participação de todas e todos nas urnas. No próximo dia 2 de outubro de 2022, cada voto conta para eleger plataformas que coloquem a Amazônia nas prioridades do país. Saiba mais em: https://euvotonaamazoniaviva.org/

NOSSA REDE

Executora/Associada

Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

PARCEIROS

APOIO