EMPREENDEDORISMO - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO
agosto 11, 2022 FAS

EMPREENDEDORISMO

11/08/2022

Apesar de concentrar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, fator que se agrava com o desmatamento, a Amazônia apresenta grande potencial quando o assunto é empreendedorismo sustentável. Na região, há produtos que só podem ser encontrados localmente, uma natureza exuberante que atrai turistas do mundo inteiro e populações tradicionais sempre dispostas a inovar e empreender.

Para fazer a floresta valer mais em pé, a FAS criou o Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa). A plataforma estratégica de atuação do programa une princípios da Tecnologia Social para formar empreendedores e apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis em 583 comunidades de 16 Unidades de Conservação (UCs). A estratégia é formar pessoas e oportunizar recursos para desenvolver negócios sustentáveis na Amazônia.

EM NÚMEROS (2022)

62

———–

Empreendimentos apoiados

582

———–

Famílias atendidas

R$ 124 mil

———–

Volume de crédito destinado a negócios sustentáveis na Amazônia

R$ 7 mi

———–

Faturamento de negócios sustentáveis apoiados pela FAS em 2022

MISSÃO

Formar empreendedores e desenvolver negócios sustentáveis na Amazônia.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

PESSOAS

Cultura empreendedora e cadeias produtivas estratégicas

O primeiro passo consiste na disseminação de conceitos básicos de empreendedorismo com o foco na formação e capacitação de potenciais empreendedores e as principais atividades produtivas realizadas em uma determinada comunidade, além de pesquisar sobre as potencialidades mercadológicas oferecidas por cada local.

Para isso, o programa promove diversos laboratórios de gestão financeira e empreendedora, convoca lideranças e jovens comunitários para estimular a participação local e, a partir daí, descobre e estimula talentos para o mundo dos negócios. Os laboratórios são voltados para a elaboração de planos de negócios focados no desenvolvimento sustentável regional e, geralmente, são feitos em parceria com cursos técnicos.

FINANÇAS

Crédito e investimento de impacto

O programa disponibiliza recursos não reembolsáveis e reembolsáveis para apoio a projetos de geração de renda e negócios locais, principalmente voltados para a bioeconomia amazônica. O objetivo é fortalecer a economia local e aumentar a segurança financeira.

Por meio de apoio logístico e da aquisição de equipamentos e outros itens essenciais ao funcionamento dos empreendimentos, o objetivo do componente é aumentar não apenas a capacidade produtiva local, mas também estimular o uso eficiente e sustentável dos recursos.

No comércio, por exemplo, grande parte dos empreendimentos no interior da Amazônia são geridos por mulheres, o que representa também um ganho em termos de igualdade de gênero, já que as mulheres, ao serem beneficiadas, fazem uso dos recursos econômicos de forma mais eficiente e igualitária.

NEGÓCIOS

Produtos e mercados da bioeconomia e incubadora de negócios sustentáveis

Para tornar a vida do/a empreendedor/a menos complicada ao enfrentar os obstáculos impostos pelo mercado, o Pensa oferece um ambiente de inovação que utiliza um modelo de incubação à distância, perfeitamente adaptado à realidade amazônica.

Oferecemos serviços de assessoria voltados ao apoio gerencial, financeiro e técnico, auxiliando na oferta de soluções especializadas para o desenvolvimento de negócios focados na geração de impactos positivos, tanto socioambientais quanto econômicos.

Além de continuar a trilha de formação para os empreendedores, o negócio é desenvolvido até a ida ao mercado de forma qualificada, contando com apoio de parceiros estratégicos da incubadora.

GALERIA