Evento online aborda papel dos governos locais para fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Evento online aborda papel dos governos locais para fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia

Evento online aborda papel dos governos locais para fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia
agosto 16, 2022 FAS

Evento online aborda papel dos governos locais para fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia

16/08/2022
Imagem aérea de comunidade no interior do Amazonas.

O segundo evento do Ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia” acontecerá na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, das 14h às 15h30 (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no YouTube (guarde na agenda e salve o link). O evento digital é aberto ao público, gratuito e para participar é necessário preencher esse formulário: https://abre.ai/eSlN.

A iniciativa é uma realização do Hub de Bioeconomia Amazônica, que é secretariado pela FAS, em parceria com a Green Economy Coalition (GEC). Tem o objetivo de aprofundar o debate sobre bioeconomia amazônica, amplificar soluções e formular propostas que promovem uma bioeconomia inclusiva na Amazônia, partindo da experiência e visão plural de diferentes atores.

O Ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia” tem o apoio do International Institute for Environment and Development (IIED) e é financiado pelo Partners for Inclusive Green Economy (PIGE).

A “Bioeconomia amazônica no centro da política: O papel dos governos locais para o fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia” é o tema central desta edição. Entre os debates, destaque para a abordagem sobre o papel dos governos locais para o fomento de uma bioeconomia inclusiva.

“O diálogo tem a intenção de apoiar discussões sobre a importância de se ampliar a incidência e o fortalecimento de políticas subnacionais que estão centradas na valorização do capital natural e o papel destas políticas para o desenvolvimento da região amazônica. Também traz luz sobre a razão pela qual, apesar de tantas oportunidades, nem a Amazônia nem a bioeconomia regional têm sido incluídas como grande fator econômico sustentável nas decisões do país”, comentou a facilitadora global do Hub de Bioeconomia Amazônica, Marysol Goes.

 O superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, será o mediador do evento que terá também a participação da diretora de mudanças climáticas, serviços ambientais e bioeconomia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA -PA), Camille Bemerguy; o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (SEDECTI/AM), Angelus Figueira; a  pesquisadora da Embrapa – AP e Cientista-Visitante do Museu de História Natural de Paris e Centro de Inovação do Cirad em Montpellier,  Ana Euler; a Gerente adjunta de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na TNC e Co-líder da Força Tarefa de Bioeconomia da Coalizão Brasil pelo Clima, Florestas e Agricultura, Juliana Simões; o Gerente Regional de Relações Institucionais e Advocacy – ICLEI América do Sul, Bráulio Diaz.

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica

O Hub de Bioeconomia Amazônica conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. A rede tem parceria da Green Economy Coalition – uma das maiores alianças de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo – e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – organização reconhecida como a maior instituição amazônica atuante na região, e eleita melhor ONG do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs. Saiba mais em https://bioeconomiaamazonia.org/ .

Quer ser membro da rede e colaborar com o crescimento da bioeconomia inclusiva na Amazônia? Acesse o site e saiba como participar.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

Crédito da imagem: Comunicação FAS