FAS apoia Associação de Mamirauá por meio do Bolsa Floresta Associação - FAS Amazônia : FAS Amazônia
17/02/2011
Outros

FAS apoia Associação de Mamirauá por meio do Bolsa Floresta Associação


Com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), um grupo de sete representantes e líderes comunitários da Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Mamirauá (Amurmam) – veio a Manaus com o objetivo de convidar órgãos estaduais e federais que atuam na reserva a participar da 18ª Assembléia Geral da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá (RDSM), que acontecerá de 24 a 26 de março deste ano.

representantes da reserva Mamirauá na sede da FAS

Representantes da RDS de Mamirauá na sede da FAS

O grupo também vai apresentar as demandas sociais e ambientais da reserva aos órgãos que atuam na área, que possui mais de 1,1 milhão de hectares, entre eles o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA).

O presidente da Amurmam, Israel Rodrigues Barbosa, acredita na força da organização social como maneira de intermediar a discussão entre essas comunidades isoladas e o poder público e explica o objetivo da assembleia. “A assembleia anual é uma maneira de tomarmos decisões com a participação de todas as comunidades da reserva. O convite oficial que estamos fazendo às instituições é para aproximar mais estes órgãos das mais de 200 comunidades da reserva”, afirma.

                RDS do Mamirauá

                A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá é a primeira Unidade de Conservação criada pelo Governo do Amazonas, em 1986. Com uma área de 1, 124 milhão de hectares, possui mais de 200 comunidades.