FAS apoia Associação de Mamirauá por meio do Bolsa Floresta Associação - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS apoia Associação de Mamirauá por meio do Bolsa Floresta Associação

FAS apoia Associação de Mamirauá por meio do Bolsa Floresta Associação
fevereiro 17, 2011 FAS

FAS apoia Associação de Mamirauá por meio do Bolsa Floresta Associação

17/02/2011

Com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), um grupo de sete representantes e líderes comunitários da Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Mamirauá (Amurmam) – veio a Manaus com o objetivo de convidar órgãos estaduais e federais que atuam na reserva a participar da 18ª Assembléia Geral da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá (RDSM), que acontecerá de 24 a 26 de março deste ano.

representantes da reserva Mamirauá na sede da FAS

Representantes da RDS de Mamirauá na sede da FAS

O grupo também vai apresentar as demandas sociais e ambientais da reserva aos órgãos que atuam na área, que possui mais de 1,1 milhão de hectares, entre eles o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA).

O presidente da Amurmam, Israel Rodrigues Barbosa, acredita na força da organização social como maneira de intermediar a discussão entre essas comunidades isoladas e o poder público e explica o objetivo da assembleia. “A assembleia anual é uma maneira de tomarmos decisões com a participação de todas as comunidades da reserva. O convite oficial que estamos fazendo às instituições é para aproximar mais estes órgãos das mais de 200 comunidades da reserva”, afirma.

                RDS do Mamirauá

                A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá é a primeira Unidade de Conservação criada pelo Governo do Amazonas, em 1986. Com uma área de 1, 124 milhão de hectares, possui mais de 200 comunidades.