FAS ganha prêmio por implementar em Manaus pontos para receber resíduos recicláveis - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS ganha prêmio por implementar em Manaus pontos para receber resíduos recicláveis

FAS ganha prêmio por implementar em Manaus pontos para receber resíduos recicláveis
agosto 17, 2023 FAS

FAS ganha prêmio por implementar em Manaus pontos para receber resíduos recicláveis

O prêmio reconhece pessoas e organizações que praticam o bem e que promovem iniciativas sustentáveis e de lixo zero no Brasil

17/08/2023
Fundação Amazônia Sustentável (FAS) recebendo premiação pela implantação de pontos para receber resíduos recicláveis em Manaus.

Com mais de 15 anos de atuação em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia, proteção dos povos da floresta e a valorização das comunidades tradicionais, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) conquistou mais um prêmio. Dessa vez, o reconhecimento foi dado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) pela instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), iniciativa da FAS, com apoio de parceiros, que já alcança vários bairros em Manaus. 

A premiação aconteceu na última quarta-feira, 9 de agosto, no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A cerimônia integrou a programação do “II Fórum Estadual Municípios Lixo Zerado do Amazonas”. 

O título reconhece pessoas e organizações que praticam o bem e que promovem iniciativas sustentáveis e de lixo zero. Os PEVs foram implementados pelo subprograma de Cidades Sustentáveis, do Programa de Soluções Inovadoras (PSI), em parceria com a equipe de infraestrutura da FAS. 

“É com enorme satisfação que a FAS, seus colaboradores e parceiros, recebem essa premiação do Instituto Lixo Zero Brasil, reconhecendo que as nossas iniciativas são muito importantes para a transformação da cidade. O propósito da FAS é atuar por uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável para todos”, destaca Cristine Rescarolli, supervisora do subprograma Cidades Sustentáveis. 

Os PEVs são resultado da implementação de dois projetos: “Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Geração de Renda”, financiado pela Videolar-Innova, e “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, financiado pela Coca-Cola Brasil. 

A iniciativa alinha educação ambiental, descarte correto de resíduos sólidos, geração de renda para catadores e sustentabilidade na cidade. Os PEVs estão localizados em espaços estratégicos de diversos bairros de Manaus, onde a população pode fazer o descarte correto dos seus resíduos, que depois são recolhidos e reciclados por associações de catadores. Mais informações podem ser encontradas no site da FAS.

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de Imagem: Divulgação/FAS