FAS obtém certificação CAF America
Reconhecimento internacional é concedido apenas a organizações com elevado padrão de governança
15/03/2023
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento sustentável e conservação da Amazônia, acaba de obter a certificação da CAF America – instituição que promove a filantropia em diversos países. O reconhecimento é concedido apenas a organizações que passam por uma rigorosa avaliação, que inclui análises das demonstrações financeiras, da estrutura de governança, dos membros do Conselho, entre outros elementos.
Além de comprovar o bom trabalho que vem sendo feito pela FAS, a nova certificação pode facilitar a captação de recursos de outros países. “A CAF America é uma instituição renomada de captação de recursos de filantropia, ao passo que seleciona ONGs de todo mundo que tenham elevado padrão de governança, transparência e profissionalismo. Isso é muito relevante para a FAS, pois abre novas oportunidades para financiarmos nosso trabalho em prol do aumento da qualidade de vida das populações da Amazônia e da conservação da floresta em pé”, afirma Virgílio Viana, superintendente-geral da Fundação
A transparência é um dos pilares do trabalho e um compromisso da FAS. As atividades financeiras dos projetos que a Fundação implementa são registradas e processadas com o uso de sistemas internos em constante desenvolvimento. As demonstrações financeiras são analisadas semestralmente pelos auditores independentes da PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil. A auditoria independente tem como objetivo garantir a lisura das demonstrações financeiras da FAS, de acordo com normas brasileiras e internacionais relacionadas a entidades de terceiro setor.
Sobre a FAS
Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.
Créditos da imagem: Divulgação/FAS