FAS participa de evento sobre Mudanças Climáticas no Panamá - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de evento sobre Mudanças Climáticas no Panamá

FAS participa de evento sobre Mudanças Climáticas no Panamá
março 11, 2010 FAS

FAS participa de evento sobre Mudanças Climáticas no Panamá

11/03/2010

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) apresentou as lições aprendidas na implementação prática do Bolsa Floresta e do projeto de REDD da Reserva  Juma durante a “IV Oficina de Mudanças Climáticas e Proposta de REDD para a Sociedade Indígena”, realizada no período de 26 de fevereiro a 1º de março, na comarca de Emberá-wonaan, no Panamá.

O evento de capacitação é parte de um processo de consulta pública e formação de opinião da comunidade indígena panamenha, e foi convocado pela COONAPIP – Coordinadora Nacional de Pueblos Indigenas de Panamá (http://www.coonapip.org/), com apoio da Universidade McGill (http://www.mcgill.ca/), financiado e organizado pela ELTI – Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental (www.yale.edu/elti).

Grupo discute REDD no Panamá

Oficina no Panamá discute REDD e mudanças climáticas

 

A proposta é que através de oficinas informativas, promova-se a discussão de quais seriam os interesses da comunidade indígena no cenário de REDD. E se houver interesse em avançar no processo, qual seria o melhor modelo e quais as salvaguardas dos direitos dos povos indígenas a serem considerados. Essa discussão se torna ainda mais relevante se considerado que 20% das áreas do país, e quase 100% das áreas florestais, são de propriedade indígena.

Os assuntos mais relevantes tratados na ocasião foram atualizações sobre as decisões e os avanços da COP 15 com relação a REDD e suas considerações nos direitos indígenas e sobre a propriedade do carbono.

A participação da FAS, representada pela Coordenadora Institucional do Projeto Juma, Raquel Luna,  se fez importante ao apresentar a iniciativa já em avançado implementação na RDS do Juma. Apesar de estar inserido em cenário bastante diferente do caso dessas comunidades indígenas panamenhas, o projeto foi importante para ilustrar o que estava sendo discutido, podendo servir como base e inspiração para as decisões a serem tomadas. “A participação da FAS nesse evento está em linha com o esforço de cooperação internacional da Fundação com países, organizações e órgãos acadêmicos interessados”, afirma Raquel Luna.