FAS participa do encontro de líderes da Rede SDSN, vinculada à ONU - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa do encontro de líderes da Rede SDSN, vinculada à ONU

FAS participa do encontro de líderes da Rede SDSN, vinculada à ONU
setembro 19, 2016 FAS

FAS participa do encontro de líderes da Rede SDSN, vinculada à ONU

19/09/2016

Após 10 meses de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) avaliou os avanços, desafios e a implementação da agenda global, vigente até 2030. O tema foi pauta do encontro de líderes da rede (Leadership Council) que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro em Nova York.

Participaram do evento especialistas em desenvolvimento sustentável de várias partes do mundo, dentre eles o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana, o presidente da rede, Jeffrey Sachs, além do primeiro ministro da Indonésia, Banbang Permadi e da ministra de Meio Ambiente do Marrocos, Hakima El Haite.

No encontro, houve consenso da importância de uma mobilização global mais efetiva em prol das metas, assinadas por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2015, em Paris.

“A agenda 2030 é mais que uma agenda ambiental: é uma agenda social, econômica, política e que precisa de mobilização de todos os atores, da universidade, dos jovens e da sociedade civil”, destacou o líder da rede, indicado em 2012 pelo secretário geral Ban Ki-Moon, Jeffrey Sachs.

Em âmbito regional, a Amazônia teve espaço para várias contribuições. O co-chair da rede para a Bacia Amazônica, Virgilio Viana, ressaltou o papel das populações tradicionais na conservação da floresta nativa, e dos esforços em rede para replicar essas ações por mais localidades da região. Para ele, o clima em relação a Agenda 2030 é de preocupação, mas com otimismo.

“O encontro teve uma agenda muito importante para tratar da urgência do acordo de Paris, com líderes muito importantes, e que mostraram a necessidade de todos agirem com urgência e de forma mais efetiva. Mais que uma agenda acadêmica, é uma agenda da sociedade”, destacou.

Amazônia na agenda

O Leadership Council da SDSN é parte dos eventos paralelos que acontecem durante a 71ª Assembleia Geral da ONU. Durante a semana também acontece a Semana do Clima (Climate Week), que terá um dia temático sobre a Amazônia, o Amazon Day. O evento reunirá especialistas, estudantes e sociedade civil para a troca de experiências sobre soluções sustentáveis na região, realizado simultaneamente no Brasil, Colômbia e Peru, e transmitido gratuitamente na internet.
Inscrições podem ser feitas no link: http://tinyurl.com/amazonday