FAS participa de seminário sobre Política e Plano Nacional de Mudanças Climáticas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de seminário sobre Política e Plano Nacional de Mudanças Climáticas

FAS participa de seminário sobre Política e Plano Nacional de Mudanças Climáticas
maio 6, 2010 FAS

FAS participa de seminário sobre Política e Plano Nacional de Mudanças Climáticas

06/05/2010

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou do seminário do Observatório do Clima, em Brasília, ontem (5/05), que teve como objetivo reunir ONGs e o Governo Federal para discutir a implementação da ‘Política e do Plano Nacional de Mudanças Climáticas’ (Lei 12.187/2009).

A grande preocupação apresentada pelas ONGs é a falta de integração entre as iniciativas estaduais, como a do Amazonas, e as políticas nacionais citadas. “Outra crítica apresentada foi a questão da divergência das iniciativas federais, que além de aprovar tais iniciativas, incentivam ao mesmo tempo a mudança no Código Florestal, expansão de obras na Amazônia, etc.”, afirmou a coordenadora de Projetos Especiais da FAS, Thais Megid Pinto, que estava presente no evento.

 

O Governo Federal, representado pela Casa Civil, Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), apresentou o cronograma de implementação das atividades da Lei 12.187/09, que deve ser elaborado de acordo com o setor e finalizado até agosto. Os órgãos do Governo deram abertura para aumentar a conversa com a sociedade civil, diminuindo o processo de consulta e aumentando o processo participativo. 

 

Sobre o Observatório do Clima

 

É uma rede brasileira  de  articulação  sobre  o  tema das mudanças climáticas globais e foi estabelecida em 23 de março de 2002. Com este encontro, o  Observatório do  Clima  vai entregar  aos  congressistas  a contribuição  de  vários  especialistas  e  organizações  da  sociedade  para  o processo  de  implementação  da  Política  e  do  Plano  Nacional  de  Mudanças Climáticas.