FAS realiza oficina de gestão de bens na Resex Rio Gregório - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS realiza oficina de gestão de bens na Resex Rio Gregório

FAS realiza oficina de gestão de bens na Resex Rio Gregório
outubro 9, 2015 FAS

FAS realiza oficina de gestão de bens na Resex Rio Gregório

09/10/2015

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizou em setembro oficinas de gestão de bens na Reserva Extrativista (Resex) Rio Gregório, que fica a cerca de 800 km de Manaus. A ação faz parte do trabalho de acompanhamento do Programa Bolsa Floresta (PBF), que leva ações sociais e de geração de renda para cerca de 1 mil pessoas que vivem na reserva.
Participaram da oficina 27 presidentes de comunidades da Resex, o coordenador da Regional Juruá-Jutaí da FAS, Marcelo Castro, representantes da Associação de Moradores da Resex Rio Gregório (AMARGE), e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A ideia das oficinas é acompanhar os investimentos entregues pelo PBF nos Ultimos anos, que na reserva incluem a construção e reforma de 15 escolas, uma ambulancha e motores de distribuição de água e luz.
Marcelo destaca que a localidade é um exemplo na conservação dos bens entregues pelo Programa: 83% dos investimentos continuam em bom estado, melhorando a vida da população distante da cidade. 
“O caráter participativo do Programa se reflete na conservação dos bens disponíveis a essas comunidades. Como eles participaram do processo, eles se enxergam dentro disso, e o cuidado tem sido maior pela identificação com uma escolha”, destaca o coordenador, que tem apoio local da assistente Ã?rica Osório nas atividades da FAS.
O Rio Gregório é uma das localidades mais isoladas participantes do Bolsa Floresta, afluente do Rio Juruá, a vários dias de barco de Manaus. Atualmente, 985 pessoas moram na reserva, distribuídas em 167 famílias.