Feira gastronômica tem degustação de pirarucu e shows gratuitos de Nunes Filho e David Assayag neste final de semana em Manaus
01/11/2018
O pirarucu manejado da região do Médio Solimões, do interior do Amazonas, é um dos protagonistas da 1ª Feira Gastronômica Chef Caboclo, que acontece neste final de semana, sábado (3) e domingo (4), em Manaus, com programação que inclui venda de peças de pirarucu, degustação do peixe amazônico e atrações musicais gratuitas como os cantores Nunes Filho e David Assayag.
Promovida pela Associação Amazonense de Gastronomia e Empreendedores (AAGE), com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e de associações de pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, o festival gastronômico contará com o melhor da culinária amazônica, além de palestras e aulas show com especialistas e feira de produtos alternativos. O evento também tem entrada franca e acontece das 10h às 22h na sede da FAS, na rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez.
Os pratos disponíveis ao público durante evento custarão preços que variam de R$ 5 a R$ 20 e são assinados pelos chefs Cláudio Procópio, Dedé Parente, Debora Valente, Tito Silveira, Fúlvio Porto, José Souza e Pio Câmara. Já o show do cantor David Assayag tem horário previsto para sábado (3), às 20h, e a apresentação de Nunes Filho é domingo (4), também às 20h.
Na programação também estão aulas show e palestras. No sábado (3), das 10h às 11h, acontece a aula show sobre culinária amazônica e paraense com as chefs Débora Valente e Manu Andrade. No mesmo dia, das 14h às 15h, é a vez da aula show sobre drinks amazônicos com o sommeliers Augusto Poinho e Fúlvio Porto. No domingo (4), o chef Dedé Parente palestra sobre cachaça e culinária das 10h às 11h e a jornalista e artista plástica Tatiana Sobreira fala de mídia e gastronomia das 14h às 15h.
Todo o pirarucu manejado vendido no festival gastronômico e usado nos pratos dos chefs recebe autorização do Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além de apoio do Programa Geração de Renda da FAS, por meio do Fundo Amazônia/BNDES e Instituto Mamirauá. As vendas dos pirarucus contribuem para estimular a pesca manejada nas Unidades de Conservação do Amazonas e gera renda aos pescadores.
Serviço
O quê: 1ª Feira Gastronômica Chef Caboclo
Quando: 3 e 4 de novembro
Onde: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus
Quanto: gratuito