Com o Bolsa Floresta Associação, fortalecimento comunitário avança na RDS Piagaçu-Purus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Com o Bolsa Floresta Associação, fortalecimento comunitário avança na RDS Piagaçu-Purus

Com o Bolsa Floresta Associação, fortalecimento comunitário avança na RDS Piagaçu-Purus
maio 22, 2014 FAS

Com o Bolsa Floresta Associação, fortalecimento comunitário avança na RDS Piagaçu-Purus

22/05/2014

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou da posse da nova diretoria da Associação de Moradores da RDS Piagaçu-Purus (Amepp), que aconteceu entre os dias 1 e 3 de maio na comunidade Vila do Itapuru, às margens do rio Purus. Participaram da iniciativa 87 comunitários, representantes de 22 comunidades da reserva.
A Amepp foi criada por iniciativa das comunidades, em parceria com a FAS e o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc). O presidente Raimundo Teixeira Amanço, o Dêra, foi reeleito por mais dois anos em votação democrática entre os sócios. Estiveram presentes na posse a coordenadora geral do Bolsa Floresta, Valcleia Solidade, a coordenadora da regional Negro Amazonas da FAS, Jousanete Dias, e o gestor da reserva, Melque Castro.
“A FAS apoia toda iniciativa de fortalecimento comunitário nessas comunidades. Com o Bolsa Floresta Associação, as lideranças podem acompanhar mais de perto cada localidade e entender os anseios de cada morador. Uma ferramenta muito importante de apoio ao ribeirinho”, explica Valcleia.
O componente Associação do Bolsa Floresta incentiva o fortalecimento comunitário por meio de um investimento anual nas associações lideradas integralmente por ribeirinhos, apoiada pelo Fundo Amazônia/BNDES. A cada seis meses também é promovido o Encontro de Lideranças, que traz ribeirinhos  de diferentes localidades da Amazônia para um intercâmbio de experiências em Manaus. Saiba mais!