FAS e Governo do Amazonas assinam termo de cooperação para atividades em Unidades de Conservação - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS e Governo do Amazonas assinam termo de cooperação para atividades em Unidades de Conservação

FAS e Governo do Amazonas assinam termo de cooperação para atividades em Unidades de Conservação
abril 7, 2015 FAS

FAS e Governo do Amazonas assinam termo de cooperação para atividades em Unidades de Conservação

07/04/2015

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assinaram, na noite da segunda-feira (6), um termo de cooperação que define as linhas gerais da atuação da FAS nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais gerenciadas pela secretaria. O termo foi assinado pelo superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, e o titular da Sema, Antônio Ademir Stroski, e terá validade de cinco anos, permitindo à Fundação o desenvolvimento de atividades de geração de renda e melhoria de qualidade de vida para mais de 40 mil pessoas.
O documento vem sendo discutido desde 2014 e deve beneficiar diretamente mais de nove mil famílias residentes em 16 UCs atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). O acordo foi um compromisso do governador José Melo, que tomou posse no Ultimo dia 30 de março no Conselho de Administração da Fundação. Para o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o termo é um passo importante para a melhoria de qualidade de vida de famílias do interior.

“Este termo de cooperação é de grande importância, pois define as linhas gerais de implementação das atividades da Fundação Amazonas Sustentável nas 16 UCs beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta”, enfatizou o superintendente.

Após a assinatura, o secretário de meio ambiente destacou que a parceria tem importância para levar melhorias urgentes aos moradores de UCs. “O termo com a FAS vem aperfeiçoar o que já foi construído ao longo de sete anos de trabalho. O diálogo com a Fundação vem atender as necessidades urgentes das unidades de conservação. Como já existe uma interlocução ao longo desses anos, há uma afinidade muito grande de ideias que nos deixa muito otimistas”, afirmou Stroski.

As unidades de conservação em que a FAS atua são beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta, que promove atividades de geração de renda sustentável, empoderamento comunitário e melhoria de qualidade de vida para moradores que assumem o compromisso de evitar o desmatamento.

Este é o segundo termo de parceria assinado entre a FAS e o Governo do Amazonas neste mês. Na Ultima semana, a FAS e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmaram parceria para viabilização de um curso de nível superior voltado para formação de professores ribeirinhos, e outro de nível técnico direcionado a estudantes de áreas protegidas.