FAS participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

FAS participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
junho 20, 2022 FAS

FAS participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Durante o evento, FAS destacou importância de incluir perspectivas de povos tradicionais na discussão sobre clima.

20/06/2022
Pessoas reunidas na Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), realizada em Niterói, no Rio de Janeiro.

Berço da maior sociobiodiversidade do planeta, é da Amazônia que podem nascer  soluções para a crise climática. Esta foi a proposta apresentada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) na primeira parte da IV edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), realizada entre os dias 10 e 11 de junho em Niterói, no Rio de Janeiro. O evento teve participação de organizações do terceiro setor ligadas ao clima e meio ambiente, além de representantes de governos do país. A segunda parte da CBMC está prevista para agosto, em Recife. 

Giovana Figueiredo, coordenadora de Políticas Públicas e Cooperação Internacional da FAS, participou do painel de abertura da Conferência, que teve como foco desta edição a construção de propostas de enfrentamento à crise climática, sob a perspectiva do ano eleitoral. Além de agregar com a perspectiva amazônida para a CBMC, Giovana explica que o encontro trouxe lições importantes para a FAS. 

“Todas as discussões e modelos que foram elaborados pelos participantes da conferência são muito valiosos em termos de boas práticas para a realidade que a gente trabalha na Amazônia,” avalia. 

A coordenadora, representante da Fundação na ocasião, explica que o evento tem se consolidado como uma plataforma multilateral de importante espaço para articulação da agenda climática. “O papel da FAS na CBMC tem sido conectar os aspectos nacionais e internacionais à realidade local da Amazônia brasileira, trazendo a visão de povos indígenas e comunidades ribeirinhas para a construção de debates e soluções entre os setores público e privado e a sociedade civil”.

Próximos passos

Durante o encontro, foram formados grupos de trabalho para construir as propostas que serão apresentadas aos futuros governadores. Entre elas está a implementação da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira para atingir as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa em compromisso com o Acordo de Paris. 

A FAS terá participação ativa nesses grupos da conferência, especialmente com a contribuição de pessoas que trabalham na ponta com ribeirinhos e povos indígenas, que têm papel fundamental na proteção contra as queimadas e o desmatamento. 

Sobre os próximos passos, Giovana destaca: “Um dos encaminhamentos para o encontro de Recife é a assinatura de uma carta com propostas a nível subnacional de medidas a serem implementadas por futuros governadores”, explica a coordenadora.

A CBMC e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima é uma iniciativa coletiva e apartidária, nascida em 2019, para demonstrar o engajamento e o compromisso da sociedade brasileira com a agenda climática e suas implicações sociais. A CBMC é idealizada e coordenada pelo Instituto Ethos e conta com o apoio da FAS como co-realizadora desde a sua primeira edição. Além disso, a Conferência tem como parceiros um diverso grupo de instituições públicas e privadas. 

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.