Jovens da RDS do Juma poderão concluir ensino fundamental na Reserva - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Jovens da RDS do Juma poderão concluir ensino fundamental na Reserva

Jovens da RDS do Juma poderão concluir ensino fundamental na Reserva
janeiro 23, 2012 FAS

Jovens da RDS do Juma poderão concluir ensino fundamental na Reserva

23/01/2012

Crianças e Jovens da RDS do Juma, da calha do rio Mariepaua, no município de Novo Aripuanã (a 227 km de Manaus), terão pela primeira vez a oportunidade de concluir o ensino fundamental sem sair do município. A partir de uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a prefeitura municipal, uma nova escola na comunidade do Abelha passará a atender 10 comunidades da reserva.

As aulas começaram no Ultimo dia 9 de janeiro, em regime escolar adaptado ao verão amazônico: entre julho e novembro, a navegabilidade dos rios do Sul do Estado é afetada, tornando difícil ou mesmo impossível a chegada de materiais e alimentos.

Escola oferece oportunidade para alunos se formarem no ensino regular (Olímpia Passos)

A escola tem 94 alunos matriculados, divididos em duas turmas. A do 6º ano regular reUne os alunos com até 16 anos, que acabaram de se formar no 5º ano e hoje podem continuar os estudos. A outra turma é formada por jovens e adultos acima de 16 anos que precisaram interromper seus estudos e esperavam uma oportunidade para concluí-lo.

“Foi emocionante ver a felicidade e satisfação dos comunitários, dos professores, dos alunos e dos pais ao ver seus filhos irem para escola sem precisar se mudar para a cidade” diz Tanea Rodrigues, Gestora do NUcleo do Juma, que acompanhou e liderou as atividades.

Os alunos têm aulas em regime integral, durante intervalos de 15 dias, em uma alternância letiva entre o 6° ano do ensino fundamental e o Ensino de Jovens e Adultos â?? EJA, para otimizar a utilização das instalações escolares.

Durante o verão, os professores acompanharão os trabalhos dos alunos visitando cada comunidade a bordo de â??rabetasâ??, embarcações de pequeno porte que permitem o trânsito náutico em situações de estiagem.

A coordenadora institucional dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS, Raquel Luna, ressalta a importância desse projeto diante dos desafios e do contexto atual da região:

“O acesso à educação por parte das comunidades florestais, historicamente excluídas, é um passo essencial para formar jovens protagonistas de um desenvolvimento local sustentável, com conservação florestal e melhoria da qualidade de vida”, ressalta Raquel.

O NUcleo de Conservação e Sustentabilidade do Juma é um dos resultados da parceria da FAS com a Marriott International na RDS do Juma.