Mulheres do Rio Negro fazem exames gratuitos de detecção do vírus HPV - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Mulheres do Rio Negro fazem exames gratuitos de detecção do vírus HPV

Mulheres do Rio Negro fazem exames gratuitos de detecção do vírus HPV
abril 6, 2017 FAS

Mulheres do Rio Negro fazem exames gratuitos de detecção do vírus HPV

06/04/2017

Um mutirão realizou exames preventivos e atendimentos de saUde em mulheres moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, que compreende a região dos municípios de Iranduba e Manacapuru (100km de Manaus). A ação beneficiou moradoras de quatro comunidades da reserva, por meio de uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Aberta da Terceira Idade (UnAti), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ao todo, receberam atendimento durante esta semana 40 mulheres com vida sexual ativa, com idades entre 17 e 64 anos, das comunidades Santa Helena do Inglês, Saracá, Carão, Tumbira e Terra Preta. Nesta fase da ação, foram entregues os resultados dos exames papanicolau coletados em dezembro do Ultimo ano. O exame detecta inflamações, infecções e alterações causadas pelo HPV, como câncer de colo de Utero.

“O papanicolau permite o diagnóstico mais breve possível de doenças que precisam de tratamento urgente. Muitas vezes essas mulheres passam anos sem fazer exame  acarretando consequências graves como o câncer de colo de Utero, e isso em uma região de pouca assistência”, explica a coordenadora do Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR), Rhamilly Amud.

Com o retorno dos exames, as pacientes com quadro clínico satisfatório e de menor gravidade receberam receitas indicando o tratamento médico mais adequado. Já as pacientes com situação clínica que apresentaram alterações de maior gravidade foram direcionadas ao ginecologista.

“Para uma comunidade ribeirinha é essencial trabalharmos a saUde da mulher como prioridade. O exame deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, principalmente em um estado como o nosso estado, que está no topo dos índices de incidência de câncer de colo do Utero”, ressalta Rhamilly.

As atividades foram possibilitados por uma parceria entre FAS, UnAti e UFRGS, com apoio do Bradesco.