Na COP27, Fundação Amazônia Sustentável acompanha entrega de carta divulgada por governadores dos nove estados da Amazônia Legal
16/11/2022
Os governadores dos nove estados da Amazônia Legal, em carta entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), apontam que a saída para a adequação da economia brasileira no pós-pandemia passa, necessariamente, pelo bioma. Reconhecem, também, que o modelo de desenvolvimento vigente trouxe o custo de ser ambientalmente devastador e pedem uma nova cooperação entre os estados amazônicos e o Governo federal.
Em discurso realizado no evento, o presidente eleito frisou a volta do Brasil ao centro do debate climático mundial e os esforços para um maior alinhamento com governadores e prefeitos de cidades da Amazônia brasileira no combate do desmatamento ilegal.
Para o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, a fala do presidente e o atual momento que o Brasil se encontra deixam uma mensagem de esperança e reafirmam a relevância do país nas negociações internacionais sobre clima.
“O Brasil vai recuperar o seu prestígio perdido e isso é muito importante, em especial, porque nós vivemos uma crise climática, que se transformou em uma emergência. Por isso, precisamos mais do que nunca de lideranças com capacidade de mobilizar atores e conseguir acordos para que possamos enfrentar os desafios da mudança climática de forma séria e eficaz”, afirma Virgilio.
Ainda no evento, o presidente Lula confirmou que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediar a Conferência do Clima em 2025. “Na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado do Amazonas e o estado do Pará”, destacou.
Sobre essa possibilidade, Virgilio comenta que seria a realização de um sonho e mostra que o país está comprometido com a mitigação dos problemas gerados pela crise climática.
“Esse anúncio coloca o Brasil de volta no centro das negociações internacionais que podem beneficiar o país diretamente, além de contribuir para solucionar o desafio global que afeta toda a humanidade”, finaliza o superintendente.
Sobre a FAS
Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.
Créditos da imagem: Ricardo Stuckert