No Dia da Juventude, campanha ‘Eu Voto na Amazônia Viva’ engaja jovens estudantes em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

No Dia da Juventude, campanha ‘Eu Voto na Amazônia Viva’ engaja jovens estudantes em Manaus

No Dia da Juventude, campanha ‘Eu Voto na Amazônia Viva’ engaja jovens estudantes em Manaus
agosto 12, 2022 FAS

No Dia da Juventude, campanha ‘Eu Voto na Amazônia Viva’ engaja jovens estudantes em Manaus

12/08/2022
Mulher segurando bandeira escrito "Eu voto na Amazônia Viva", campanha criada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Nesta sexta-feira,  12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou uma ação especial na Escola Estadual Ernesto Penafort, localizada no bairro São José Operário, Manaus, com o objetivo de divulgar as campanhas “Eu Voto na Amazônia Viva”. 

A principal orientação da campanha, executada pela FAS com apoio do Instituto Clima & Sociedade (iCS) e em parceria com o Farol Verde e Coletivo Namaloca, é que “para manter a Amazônia em pé, fértil e fazer dela mais protegida, justa e próspera, começamos com a participação de todas e todos nas urnas”.  

No próximo dia 2 de outubro de 2022, alerta a campanha, cada voto conta para eleger plataformas que coloquem a Amazônia nas prioridades do país. 

Para a  educadora e consultora  das campanhas, Nathália Flores, o dia comemorativo foi a oportunidade certa para chamar a atenção dos jovens sobre os objetivos da campanha.   

“Nosso principal intuito foi aproveitar o Dia Internacional da Juventude para debater temas relacionados à manutenção da Amazônia viva e a importância do voto consciente para a proteção do bioma. Nós compartilhamos a mensagem de que a Amazônia que queremos é a Amazônia com florestas preservadas, com igarapés limpos e com a nossa cultura e valores conservados”, explica Nathália.  

No pátio em frente à escola, entre 10h e 14h, foi montada uma tenda onde a equipe do projeto junto com a participação de voluntários do coletivo Namaloca distribuiram materiais de comunicação da campanha “Eu Voto na Amazônia Viva” (adesivos individuais e para carros), que visa estimular o diálogo entre a sociedade civil dentro e fora da Amazônia Legal para fortalecer a defesa socioambiental no território, e de instituições parceiras (iCS, Amazônia de Pé e Megafone) com foco na mobilização de juventudes para o voto consciente. 

A gestora de projetos do coletivo Namaloca, Mel Angeoles, avalia que ações de mobilização como essa, focadas na juventude de periferias, traz impactos positivos para cada um daqueles que participam e compreendem a mensagem que está sendo propagada. 

“Quando se fala de periferia, muitas vezes as vozes da juventude são invisibilizadas. Dar oportunidade para os jovens se expressarem e abrir esses espaços seguros de diálogo em que eles possam falar e nós consigamos, de fato, ouvi-los é essencial”, afirma a gestora.  

O ativista social Jander Manaura, também representante do coletivo Namaloca , reafirma a ideia passada por Mel e considera necessário que a força da juventude unida não seja esquecida.  

É importante sempre lembrar que a juventude tem voz, tem conhecimento e já é consciente do que faz. O que nós fizemos foi tentar aproximar os jovens, levar conscientização sobre a defesa da floresta e fazê-los entender que é possível sonhar com um mundo melhor”, reforça o ativista 

Juventude impactada

Entre os jovens presentes durante a ação, Messias  Isamel, de 16 anos, reforçou que a campanha veio em um momento importante para engajar os jovens que, em sua maioria, irão votar pela primeira vez. 

“Achei a campanha inspiradora e muito importante para conscientizar os jovens sobre a conservação da floresta amazônica, principalmente, porque nós somos os responsáveis por colocar no poder os candidatos das próximas eleições e é necessário que eles sejam informados e que valorizem a Amazônia”, ressalta Messias.  

O estudante Eduardo Lucas, também de 16 anos, considera fundamental que os jovens de sua  idade se conscientizem politicamente e entendam como o nosso voto pode impactar a Amazônia. 

“Minha família é indígena e eu sei muito bem como a floresta sofre com o desmatamento e a depredação, por isso, é importante que cada um faça a sua parte e esteja bem informado. A Amazônia foi o nosso passado, é o nosso presente e será o nosso futuro”, afirma o estudante. 

Sobre a iniciativa “Eu Voto na Amazônia Viva” 

“Eu Voto na Amazônia Viva” é o selo que une duas campanhas de comunicação dedicadas aos povos que moram, trabalham e ajudam a construir os nove Estados da Amazônia Legal. Para manter a Amazônia em pé, fértil e fazer dela mais protegida, justa e próspera, começamos com a participação de todas e todos nas urnas. No próximo dia 2 de outubro de 2022, cada voto conta para eleger plataformas que coloquem a Amazônia nas prioridades do país. Saiba mais em: https://euvotonaamazoniaviva.org/  

Sobre a FAS 

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.