Oficina gratuita de oratória será realizada durante a Feira da FAS, no domingo (17) - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Oficina gratuita de oratória será realizada durante a Feira da FAS, no domingo (17)

Oficina gratuita de oratória será realizada durante a Feira da FAS, no domingo (17)
junho 15, 2018 FAS

Oficina gratuita de oratória será realizada durante a Feira da FAS, no domingo (17)

15/06/2018

Um dos destaques de todas as edições desde a inauguração da Feira da FAS é o Espaço Cidadania, que busca oferecer serviços gratuitos à população que variam entre treinamentos para conduta pessoal e profissional em entrevistas de emprego, preparação de currículos, etc. No domingo (17), durante a programação da feira, os participantes poderão fazer parte de uma oficina sobre aprimoramentos e técnicas de como falar em público, a partir das 9h.

O curso de oratória é desenvolvido há 10 anos pela coach, especialista em comunicação, oratória e storytelling, Lidiane Assante, professora de ensino superior em uma universidade, em Manaus. A proposta é proporcionar aos futuros candidatos de vagas de emprego técnicas de como se portar durante entrevistas e situações públicas que demandem fala, além de aconselhamento sobre como se portar no cotidiano pessoal e profissional, conhecido como Personal Branding.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 17 de maio deste ano, Manaus está colocada como 3ª no ranking das capitais federais brasileiras com mais altos índices de desemprego. Mesmo com o atual cenário de desemprego, a professora reitera que o despreparo dos candidatos é notório nos processos seletivos.

“Muitas vezes, o que contribui para a não obtenção de uma vaga, é a organização do candidato com o seu próprio currículo, roupas e acessórios inadequados durante a entrevista, etc. Tudo isso é avaliado durante processos seletivos”, aponta Assante.

De acordo com a professora, o preparo para entrevistas de emprego requer do candidato conhecimento prévio das áreas de atuação da empresa e tenha claro para si todos os seus atributos profissionais.

“Às vezes eles possuem boa aparência e segurança, mas apenas isso não é suficiente para garantir a oportunidade de emprego, é necessário saber falar sobre suas competências ou do porquê de estarem escolhendo aquela empresa para trabalhar e, durante este processo, lhes falta segurança de seus próprios conhecimentos. O Curso é uma forma gratuita de contribuir com esses futuros profissionais”, afirma.

O trabalho de cidadania feito em todas as edições da Feira da FAS já proporcionou para mais de 50 jovens serviços que contribuem com a preparação e desenvolvimento profissional para a inserção destes no mercado de trabalho. Todas as atividades são gratuitas e ministradas por profissionais voluntários com anos de atuação no mercado manauara.

“Devido à atual crise de empregos em todo o país e ao específico cenário de desemprego do cidadão manauara, o Espaço Cidadania é uma forma democrática de oferecer temas relevantes e entregar serviços gratuitos que contribuem para o desenvolvimento de toda a população”, afirma a coordenadora da Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, Paula Gabriel Carramaschi.

A Feira da FAS é gratuita e faz parte da Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, que busca desenvolver projetos com foco nos conceitos de melhoria da cidade e sustentabilidade urbana, a partir da mobilização social e engajamento, como a Virada Sustentável Manaus, Reusa, Dia de Doar, Papo Sustentável e o Prêmio Vire Manaus. O evento é realizado em parceria com o produtor cultural Jander Manauara e a Sustental Projeto.

Programação da Feira da FAS

Além da oficina de oratória, a terceira edição da Feira da FAS acontecerá de 8h às 20h neste domingo (17) e contará com a transmissão ao vivo da estreia do Brasil no jogo contra a Suíça na Copa do Mundo direto de Rostov do Don, Rússia. Durante toda o evento, acontecerão atrações culturais, musicais, oficinas e entretenimento para crianças. Desde a primeira feira, já foram mais de 100 expositores levando variedades, como roupas, acessórios, artesanatos, entre outros, e também fazendo parte do espaço gastronômico da feira. Confira as atrações musicais:

10h – Playlist da feira

12h – Maracatu eco da sapopema

14h – Transmissão ao vivo do jogo do Brasil

16h – Paulo Kabessa e grupo Amantes da boemia (samba)

17h30 – Gramophone

19h – Dj M.Beats

Serviço

O quê: Curso de oratória com a professora Lídia Assante na Feira da FAS

Quando: Domingo (17),  9h

Onde: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro

Quanto: Gratuito