Oficina Repórteres da Floresta inspira jovens ribeirinhos no III Intercâmbio de Saberes
21/11/2014
Os alunos dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) receberam capacitações em fotos, textos e rádio, esta semana em Manaus. A programação fez parte do III Intercâmbio de Saberes, semana que levou jovens de comunidades do interior do Estado em visitas e atividades na Arena Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e também a escola pUblica Maria Isabel Estenno e Silva, em Iranduba. O evento foi fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM).
Os alunos registraram as atividades da semana e produziram materiais de texto e rádio com a orientação da jornalista das Rádios Eldorado e Estadão, Paulina Chamorro. A iniciativa contou com o apoio da Samsung, que doou 40 câmeras e viabilizou o Projeto Repórteres da Floresta.
A ida da jornalista à Manaus teve o apoio da TAM.
O objetivo da FAS é que em 2015 mais alunos dos NUcleos possam participar de novas Oficinas. A ideia é capacitar jovens repórteres, que retratem a realidade ribeirinha através de diferentes meios de comunicação.
Veja algumas fotos e trechos dos textos produzidos pelos alunos:
“A sala de mUsica é muito linda, me encantei muito. Como eu tenho o sonho de participar de aula de mUsica pude ver como funciona. Na sala tem vários instrumentos, principalmente violões – que eu tenho vontade de aprender tocar”.
(Marionato da Silva Ribeiro, Escola Municipal Victor Civita â?? Comunidade do Abelha, RDS Juma)
“Hoje em dia, a capoeira é conhecida como uma arte e os jovens lutam com muito cuidado, pois essa luta requer muita rapidez, agilidade e raciocínio logico. Já o Taicondô é uma arte marcial do Oriente. Todas essas lutas são usadas em forma de graduação dentro da sala de aula e os alunos não podem utilizar na rua como violência”.
(Laelson Ribeiro Palheta, Escola Municipal Victor Civita â?? Comunidade do Abelha, RDS Juma)
“Todos os alunos compartilharam com a gente e é muito incrível a maneira que eles são. Alegres, sorrindo, e é muito bom ver uma pessoa alegre. Naquele espaço tem as mesas para fazer as refeições, tem uma mesa de ping-pong onde tinham meninos brincando. Lá também tem um espaço onde praticam dança”.
(Jetuliu Ribeiro Paes, Escola Municipal J.W. Marriott â?? Comunidade Boa Frente, RDS Juma)
*Colaborou Paula Gabriel