PAINEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: CIDADES E FLORESTAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

PAINEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: CIDADES E FLORESTAS

O projeto ‘’Painel de Políticas: Cidades e Florestas’’ foi elaborado pensando na baixa priorização da pauta socioambiental no processo de construção de políticas públicas nas cidades do Amazonas. Diante desse problema,  buscou desenvolver uma plataforma digital para o monitoramento de propostas em temas-chave relacionadas à agenda socioambiental e climática, promovendo a criação de espaços para debate e contribuição ativa na formulação de política entre parlamentares, agentes públicos e atores sociais, além de representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais e população vulnerabilizada, garantindo a representatividade e a participação dos movimentos sociais nos processos de formulação das propostas para o desenvolvimento da cidade. O projeto teve o financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

COMPONENTES DO PROJETO

INCIDÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIOAMBIENTAIS

Painel de Monitoramento da Atividade Legislativa da Câmara de Vereadores de Manaus (CMM) foi criado tencionando facilitar a visualização das proposições políticas socioambientais pelo legislativo da cidade de Manaus. No painel é possível acessar leis e projetos de lei e aos status dessas, ainda permitindo a busca por eixos: ambiental, social, cultural, territorial ou econômica, possibilitando a visualização ampla de cada eixo e específica de cada lei. O banco de dados objetiva atingir a situação de vulnerabilidade social, comunidades tradicionais e povos indígenas em contexto urbano, além das regiões de interface entre cidade e floresta no período de 2012 a 2020.

Ícone para página do programa de Educação para a Sustentabilidade.

AÇÕES PRÁTICAS COM FOCO EM POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

As ações realizadas buscam fortalecer boas práticas que inspirem a produção contínua e eficaz de políticas públicas que tenham como alicerce a resolução das demandas reais da sociedade. Algumas dessas ações executadas foram a Virada Sustentável 2020, um dos maiores festivais de Sustentabilidade da América Latina e as oficinas de Participação Social realizadas nos bairros Parques das Tribos e Redenção (Reusa) que proveram um estudo para elucidar o impacto gerado com as oficinas em relação as percepções sobre participação e representatividade política, fiscalização e controle de políticas públicas. Outra ação foi a pesquisa de opinião realizada em parceria com a Action Pesquisas de Mercado. Foram entrevistados cerca de mil moradores da maior cidade da Amazônia para identificar as prioridades da população em relação ao meio ambiente, em abril de 2021. O resultado mostra que os residentes de Manaus, em sua grande maioria, apoiam a conservação da floresta em pé. Acesse a pesquisa completa aqui.

PESQUISA

Tendo como problemática central a escassez de políticas públicas e ação do poder público na agenda socioambiental na Amazônia, o Movimento Ficha Verde atua com a missão de atingir o progresso na conservação da natureza e na qualidade de vida da sociedade. Criado no Amazonas, o MoFV e é um grupo suprapartidário, aberto e colaborativo que visa promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental, abrindo debates, propostas e buscando monitorar ações na área ambiental na Amazônia.

PUBLICAÇÕES

OFICINAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BAIRRO REDENÇÃO (REUSA) E PARQUE DAS TRIBOS

Diagnóstico | Clique para baixar

PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM COMUNIDADES

Cartilha | Clique para baixar

“O QUE O MANAUARA PENSA SOBRE O MEIO AMBIENTE” 

Resumo Executivo | Clique para baixar

Pesquisa de Opinião | Clique para baixar

PAINEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fact Sheet – Português | Clique para baixar

Fact Sheet – Inglês | Clique para baixar

Fact Sheet – Espanhol | Clique para baixar

OFICINAS PARTICIPATIVAS NO PARQUE DAS TRIBOS (MANAUS) 

Pessoas reunidas discutindo sobre políticas públicas.
Pessoas reunidas discutindo sobre políticas públicas.
Pessoas reunidas discutindo sobre políticas públicas.