Presidente do Banco da Amazônia visita comunidades atendidas pela FAS no Rio Negro : FAS Amazônia
18/03/2017
Outros

Presidente do Banco da Amazônia visita comunidades atendidas pela FAS no Rio Negro


O presidente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Melo, e o senador pelo Estado do Acre, Sérgio Petecão (PSD-AC) visitaram nesta quinta-feira (16) a sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. A visita teve por objetivo conhecer os projetos da Fundação e verificar possibilidades para o desenvolvimento de projetos em conjunto na área de atuação da organização.
A convite do superintendente-geral da Fundação, Virgílio Viana, a comitiva almoçou com moradores das comunidades Santa Helena do Inglês, Saracá e Tumbira, ocasião em que ouviram dos próprios ribeirinhos os desafios para a geração de renda sustentável na região.
Para Marivaldo Melo, a ocasião foi uma oportunidade de entender as dificuldades das comunidades de Unidades de Conservação (UC), para desenvolver iniciativas que levem crédito à ponta.
“O BASA tem como bandeira promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, o que conversa muito bem com os projetos desenvolvidos pela Fundação. A partir dessa visita, esperamos elaborar estratégias para facilitar o crédito para moradores dessas áreas, incluindo-os no desenvolvimento local”, comentou o presidente.
Para Sérgio Petecão, o projeto da Fundação é um modelo que pode ser replicado em ampla escala pela Amazônia.
“Só posso dizer o quanto estou impressionado com esses projetos aqui no Rio Negro. Sem dUvida temos que lutar por mais desses em outros Estados, fazendo com que as pessoas vivam e tenham direitos nas comunidades ribeirinhas”, explica.