Prestação de contas com aula prática no Encontro de Lideranças - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Prestação de contas com aula prática no Encontro de Lideranças

Prestação de contas com aula prática no Encontro de Lideranças
outubro 31, 2012 FAS

Prestação de contas com aula prática no Encontro de Lideranças

31/10/2012

O coordenador de logística da FAS, Benjamim Maia realizou, na tarde desta terça-feira, dia 30, a palestra para padronizar e facilitar a prestação de contas pelas associações das Unidades de Conservação (UCs) do Programa Bolsa Floresta.

Benjamim expôs os modelos principais para o repasse aos financiadores. Na ocasião, foram mostrados sete passos imprescindíveis para montar uma válida prestação de contas, entre eles estão cópia da ata de aprovação do Conselho Fiscal, com assinatura de todos os conselheiros presentes; do relatório de descrição das despesas (livro caixa); do extrato bancário com todos os saques realizados, desde o dia do depósito até a data da prestação de contas, entre outros.

 “Os registros são fundamentais para resgatar os acontecimentos. Visto que eles são rastreáveis durante cinco anos, daí a importância de arquivá-lo”, ratifica Benjamim.

Mário Michiles, da Florest Maués, compartilhou sua experiência em prestação de contas. “Nunca deixe de pegar nota fiscal depois de efetuada a compra. Evite preenchimento com canetas diferentes, o que pode ser indeferido pelo auditor fiscal. Jamais gaste mais do que tem e sempre apresente um comprovante equivalente a cada gasto. As taxas bancárias podem ser comprovadas no extrato bancário”,  explicou.

Por fim, foi sugerido  que  associações possuam um manual especifico e simplificado que registre  todas as atividades, tanto no  âmbito financeiro e técnico.

Aula prática de prestação de contas

Nesta quarta-feira, a continuação da palestra sobre prestação de contas contou com aula prática com as lideranças. Cópias de modelos de notas fiscais (sem valor fiscal), recibos e todos os outros exemplos dos sete passos foram empregados.

O critério essencial para a formação dos grupos  foi à disponibilidade de um tesoureiro da associação em casa um.  Com os modelos, os participantes analisaram o prazo de validade dos documentos e a montagem final da prestação de contas, conforme os sete passos.  A aula prática propôs também a encenação de auditoria no resultado apresentado pelas equipes. Para Benjamim essa atividade valorizou e intensificou a importância do preenchimento correto das documentações.