O Programa Bolsa Floresta, política pública instituída pela Lei 3.135/2007, previa um componente de pagamento de uma recompensa monetária por intermédio de um cartão de débito e denominado Bolsa Floresta Familiar.
A FAS foi encarregada de implementar o Programa Bolsa Floresta por meio de um termo de cooperação estabelecido com o Governo do Estado. Para tanto, a FAS recebeu uma doação de R$ 20 milhões, que foram alocados no financiamento deste programa.
Mediante a captação de recursos de doação de origem filantrópica e de responsabilidade social corporativa, foram desenvolvidos outros quatro componentes: Geração de Renda, Empoderamento, Infraestrutura Comunitária e, mais recentemente, Empreendedorismo.
A partir de 2018, estes passaram a ser denominados como componentes do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades. Este Programa é composto, portanto, de cinco subprogramas, detalhados nas páginas a seguir.
Pagamento por serviços ambientais Das quatro estratégias implementadas pela FAS, o Bolsa Floresta Familiar é o que se refere à Lei nº 3.135/2007, que institui Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, …
Saiba Mais +A Avaliação do Desempenho das Associações permite classificar o nível de empoderamento dessas organizações, assim como entender claramente os desafios enfrentados por cada gestão. Os critérios adotados para a avaliação …
Saiba Mais +Desde 2010 a FAS realiza o Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta, evento que reúne as principais lideranças comunitárias para discutir os avanços e desafios das ações da FAS nas …
Saiba Mais +Espaços e serviços comunitários Desde 2009 a FAS realiza ações de apoio à infraestrutura comunitária que buscam auxiliar o desenvolvimento de educação, saúde, saneamento, comunicação e transporte nas comunidades ribeirinhas. …
Saiba Mais +Produção sustentável para a redução da pobreza A FAS estimula o desenvolvimento integral sustentável das comunidades, cadeias organizativas, redes de empreendimentos e à geração de renda. Por meio de seus …
Saiba Mais +Fortalecimento de organizações comunitárias O Programa de Empoderamento tem por objetivo fortalecer as organizações sociais de base comunitária, estimulando a consolidação das atuais lideranças e a formação de futuras lideranças …
Saiba Mais +