Juventudes Amazônidas: um chamado para a mobilizAÇÃO - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Juventudes Amazônidas: um chamado para a mobilizAÇÃO

Juventudes Amazônidas: um chamado para a mobilizAÇÃO
abril 26, 2023 FAS

Juventudes Amazônidas: um chamado para a mobilizAÇÃO

Capa de publicação de cartilha feita pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A Cartilha Juventudes Amazônidas: um chamado para a mobilizAÇÃO é uma realização do projeto “Amazônia nas Eleições 2022”, desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), com o objetivo de apoiar na formação de jovens amazônidas em temas políticos, centrais para o futuro do bioma.

A publicação é dividida em seis capítulos, com os seguintes temas:

  • População e Amazônia;
  • Território e desafios enfrentados, como mudanças climáticas, desmatamento, garimpo ilegal e racismo ambiental;
  • Como transformar o território onde vive;
  • Ferramentas de mobilização;
  • Ativistas pela Amazônia Viva;
  • Projetos para conhecer e engajar.

Segundo o Atlas da Juventude (2021), o Brasil possui cerca de 50 milhões de jovens, o que representa quase 1/4 de toda nossa população. Em 2019, a região Norte apresentava 43,0% da população da região com menos de 24 anos de idade. É nesta região que se destacam as capitais com as maiores taxas de juventude: Palmas (TO) é a capital da juventude, cuja taxa supera a do país em 25%. Seguida por Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP).

Essas porcentagens, mostra a cartilha, não representam uma unidade ou homogeneidade. As juventudes brasileiras clamam por espaço, representatividade e direito à diversidade. São juventudes indígenas, ribeirinhas, brancas, pardas, negras, quilombolas que anseiam por educação, profissionalização, trabalho e renda, cultura, lazer, esporte, comunicação, segurança, saúde, mobilidade, participação social e política – anseiam pelo direito ao território e por construir e reconstruir, a partir dele, suas identidades.

Juventudes que são capazes de transformar o presente e o futuro. A Amazônia, um dos biomas mais importantes do mundo, não é exceção. Por isso, a publicação mostra temas, dados e assuntos para reflexão dos jovens para que estes possam ser multiplicadores de conhecimentos e práticas políticas em prol do bioma. E isso já é uma ação e vontade das juventudes.

Segundo os dados da pesquisa de opinião pública dos nove estados da Amazônia Legal feito pelo Instituto de Pesquisa Action em 2022 e encomendada pela FAS, mais de 94% dos jovens de 16 a 24 anos da Amazônia Legal concordam que as escolas deveriam ensinar mais sobre a bioma e mais de 87% desse grupo concorda que a conservação da floresta precisa fazer parte do plano de governo dos candidatos.

Por isso, o projeto que deu origem à cartilha de formação visou o fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil dentro e fora da Amazônia Legal e da defesa socioambiental no território. Para termos mais políticas pela conservação da floresta, com foco na agenda climática e na valorização da diversidade e defesa dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais.

Baixar Publicação