RDS Uacari elaborará plano de negócios voltado à realidade ribeirinha com apoio da FAS e Videolar S/A - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

RDS Uacari elaborará plano de negócios voltado à realidade ribeirinha com apoio da FAS e Videolar S/A

RDS Uacari elaborará plano de negócios voltado à realidade ribeirinha com apoio da FAS e Videolar S/A
maio 20, 2014 FAS

RDS Uacari elaborará plano de negócios voltado à realidade ribeirinha com apoio da FAS e Videolar S/A

20/05/2014

Uma parceria entre Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Videolar S/A levará para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari apoio à pesquisa e inovação tecnológica voltada à realidade ribeirinha.  A ação tem como objetivo construir de forma integrada com os alunos do Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação planos de negócios direcionados às cadeias produtivas dos óleos e do açaí. No dia 03 de abril, foi promovida uma capacitação que reuniu 130 pessoas no NUcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável João Derickx, inaugurado recentemente pela FAS na comunidade Bauana.
Com os planos em mãos, os ribeirinhos poderão executar de forma autônoma os projetos inovadores de renda com práticas sustentáveis de manejo. A elaboração do plano será financiada integralmente pela Videolar S/A, por meio do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (CAPDA) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
“A ideia é dar autonomia aos ribeirinhos para a execução de seus projetos. Essa região do Juruá é muito rica de recursos naturais, e o manejo sustentável do açaí e desses óleos vegetais podem trazer um grande incremento na renda nessas comunidades”, comenta Ademar Cruz, coordenador de articulação institucional da FAS.

Empreendedorismo Sustentável no Rio Juruá

Uma parceria entre FAS, Centro Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) levou para a RDS Uacari o Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação, pioneiro no Brasil.  
As aulas acontecem no NUcleo Bauana, que foi construído na margem direita do rio Juruá, por meio de uma parceria entre FAS e HRT Ã?leo e Gás. O espaço conta com duas salas de aula, alojamento para alunos e professores, além de um moderno laboratório de informática, equipado com oito computadores conectados à internet. Saiba mais!