Repórter da floresta lança exposição fotográfica “Mãos da Amazônia”
26/06/2017
Por Netto Santos
A comunidade Tumbira serviu de cenário para o lançamento da exposição “Mãos da Amazônia”, criada por uma participante do projeto Repórteres da Floresta, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Samsung, Fundo Amazônia/BNDES, Bradesco, Coca-Cola e Marriott.
Com a temática regional, a exposição ganhou vida a partir da ideia da aluna Odenilze Ramos,19, que tinha o sonho de transformar o seu conhecimento de fotografia em uma apresentação para o público de comunidades ribeirinhas.
“Foi incrível! A principio era apenas uma possibilidade, que foi criando forma e se tornou realidade. Essa minha criação surgiu a partir de uma conversa com amigos fotógrafos. Retratar a nossa realidade é fascinante“, comentou Odenilze.
Criação do cenário para a exposição
Para a criação do ambiente da exposição, Odenilze Ramos contou com a colaboração dos colegas do projeto Repórteres da Floresta.
“A ideia do espaço surgiu através de conversas pelas redes sociais, cada um foi sugerindo algo e no fim chegamos nesse resultado. Vale lembrar que contei com a ajuda da minha irmã e da minha sobrinha, que também é participante do projeto, para a criação das fotos”, destacou a repórter.
Ainda sobre a ajuda para a concretização da iniciativa, Odenilze aproveitou para agradecer aos colegas do projeto.
“Gostaria também de agradecer aos meus colegas repórteres da floresta, por toda ajuda no decorrer dos dias. Esse momento é nosso, é o resultado de um trabalho feito com amor”, afirma,“foi muito prazeroso fazer esse trabalho pensando em Tumbira, em todos os momentos em que eu estava fazendo as fotos, procurava mostrar a realidade deles. Dedico essa exposição para Tumbira”, finalizou Odenilze.
Delegação da Alemanha prestigia exposição
Em uma visita de campo à comunidade Tumbira, a delegação da Alemanha conheceu os repórteres da floresta e acompanhou o lançamento da exposição fotográfica da jovem Odenilze.
Para o superintendente técnico-cientifico da FAS, Eduardo Taveira, o evento organizado pelos alunos do projeto foi fantástico. “Ver essas imagens, a exposição fotográfica, acho que quem está de fora, e mesmo quem está dentro da comunidade, diz muito a respeito da beleza que é a comunidade Tumbira e todo o rio negro”, afirma.
Confira a entrevista na matéria:
https://www.facebook.com/reporteresdafloresta/videos/1403746899705275/