SOBRE A FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

SOBRE A FAS

UMA ORGANIZAÇÃO QUE CUIDA DAS PESSOAS QUE CUIDAM DA FLORESTA

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Com 16 anos de atuação, a instituição têm números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas.  

 

LINHA DO TEMPO

2022

Prêmio Melhores ONGs pela 4ª vez

- Prêmio Melhores ONGs: pela 4ª vez, a Fundação Amazônia Sustentável foi eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil e, pela segunda vez consecutiva, a melhor ONG do estado do Amazonas.  
- Artigo sobre abordagem sistêmica da FAS escolhido em 1º lugar no Prêmio Ipea de Excelência em Pesquisa Roberto Campos.  
- FAS realiza o 1º hackathon de comunicação socioambiental do Brasil. 
- FAS lidera o projeto Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões, com abrangência nos 9 estados da Amazônia Legal. 

2021

Prêmio Melhores Ongs 2021

- FAS é escolhida melhor ONG do Brasil em 2021. Prêmio concedido anualmente pelo “O Mundo que Queremos” e “Instituto Doar”. 
- FAS, em parceria com a empresa Unicoba da Amazônia S.A., lança iniciativa que leva energia solar para comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas. 

2020

Criação da Aliança Covid Amazônia e do Programa Saúde na Floresta

- Criação da Aliança Covid Amazônia e do Programa Saúde na Floresta (PSF) 
- Reposicionamento da marca da FAS, que atualiza o nome para Fundação Amazônia Sustentável, acompanhando a expansão da atuação institucional para outros estados da Amazônia brasileira e também para a Pan-Amazônia. 

2019

Primeiro curso superior em uma Unidade de Conservação

- FAS e a Universidade do Estado do Amazonas coordenam o processo de criação e execução do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Campo no Núcleo de Inovação e Educação para a Sustentabilidade (Nieds) Pe. João Derick, na Comunidade Bauana.  
- Lançamento do Projeto Amazonas Sustentável, iniciativa da FAS, em parceria com a Petrobras. 
- Lançamento do Jirau da Amazônia, loja virtual fruto da parceria entre comunidades tradicionais, FAS e Americanas. 
- FAS recebe o Prêmio Unesco-Japão sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável. 

2018

10 anos da criação da FAS

- Celebração dos 10 anos da FAS. 
- FAS inicia parceria com as Lojas Americanas para a promoção de iniciativas de alfabetização, empreendedorismo, conectividade digital e gestão de resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas. 

2017

Planejamento Estratégico 2018-2030 da FAS

- Elaboração do planejamento estratégico 2018-2030 da FAS, em parceria com a Bain & Company. 
- Lançamento da chamada pública Edital Floresta em Pé. 
- 1ª ONG a receber o Prêmio de Qualidade Amazonas (PQA).  
- Reconhecimento como Melhor ONG da Amazônia pelo Prêmio Melhores ONGs. 

2016

Aporte de recursos do Fundo Amazônia

- Novo aporte de recursos do Fundo Amazônia.
- FAS recebe Prêmio Calouste Gulbenkian como Melhor Instituição Internacional, reconhecimento entregue pelo presidente de Portugal. 
- FAS recebe Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia “Monitoramento, Controle e Recuperação Ambiental”.

2015

Primeira Virada Sustentável em Manaus

- Realização da 1ª Virada Sustentável em Manaus, envolvendo mais de 8 mil pessoas. 

2014

Lançamento da rede SDSN Amazônia

- FAS lança a Rede SDSN Amazônia.
- Atletas do projeto Arquearia Indígena do Estado do Amazonas vencem o 7º Campeonato Brasileiro de Base no Tiro com Arco e são convocados para a Seleção Brasileira na modalidade. 
- FAS participa da 20ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20), em Lima, no Peru. 

2013

Primeiro projeto com o Fumcad

- Início do primeiro projeto com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. 
- Realização do Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação, em parceria com o Cetam, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari. 
- Parceria com o Sebrae no Programa Empreendedorismo para Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação do Amazonas. 

2012

Expansão da parceria com a Coca-Cola

- Expansão da parceria com a Coca-Cola para ações na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. 
- Parceria com o Bradesco para projetos de inclusão financeira. 

2011

Google Streetview para a Amazônia

- Parceria com o Google para o Amazon Street View em comunidades ribeirinhas na Amazônia. 

2010

Parceria com o Fundo Amazônia

- Parceria com o Fundo Amazônia para o apoio ao Programa Floresta em Pé, nos componentes Geração de Renda e Empoderamento. 
- Realização do festival de música Floresta Fest, em parceria com o Grupo Imbaúba, com 85 músicos de 13 áreas protegidas.

2009

Parceria com a Coca-Cola

- Ingresso da Coca-Cola como mantenedora e contribuinte do fundo permanente FAS. 

2008

Instituição da FAS

- FAS é criada no dia 8 de fevereiro de 2008.
- Início da parceria da rede hotéis Marriott com o projeto técnico de REDD+ na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma (AM). 

Previous

Next

A FUNDAÇÃO

Para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, a FAS adota como estratégias a atuação nas escalas global, amazônica e local, implementando agendas relacionadas aos eixos temáticos estratégicos: saúde, educação e cidadania, empoderamento, geração de renda, infraestrutura comunitária, conservação ambiental, gestão e transparência, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Todos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na escala global, a Fundação possui agendas de cooperação internacional e articulações multilaterais, assim como a participação na Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN). Na escala amazônica, é responsável pela secretaria executiva da Rede SDSN Amazônia, além de manter um intenso canal de interlocução com as principais instituições voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade na América Latina e Pan-Amazônia.

Na escala local, em 2022, a FAS assistiu 21.526 famílias, beneficiando 802 comunidades, localidades e aldeias de 79 territórios (Unidades de Conservação, Terras Indígenas, sedes municipais) no Estado do Amazonas e 27 municípios, construindo soluções para o desenvolvimento sustentável por meio de programas e projetos que abordam temáticas estratégicas para a região.

A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

MISSÃO

Contribuir para a conservação ambiental da
Amazônia através da valorização da floresta em pé e
sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de
vida das comunidades ribeirinhas associada à
implementação e disseminação do conhecimento
sobre desenvolvimento sustentável.

VISÃO

Ser referência mundial em soluções para o desenvolvimento sustentável
na Amazônia, por meio da valorização da floresta em pé e sua
biodiversidade, do empoderamento comunitário e da ampliação e do
fortalecimento de parcerias.

Imagem aérea de pousada localizada no Uatumã, no interior do Amazonas.

ASSESSORAMENTO

Como entidade de assessoramento em assistência social, a Fundação Amazônia Sustentável executa de forma gratuita, continuada, permanente e planejada programas e projetos para o fortalecimento dos movimentos sociais, grupos populares e de usuários e lideranças comunitárias dirigidas prioritariamente as populações tradicionais ribeirinhas e indígenas da Amazônia em situação de vulnerabilidade e risco social.

O assessoramento técnico, administrativo e financeiro desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável, através de seus programas, buscam contribuir para:

  • Sistematização e disseminação de projetos inovadores de inclusão cidadã, que possam apresentar soluções alternativas para enfrentamento da pobreza na Amazônia profunda a serem incorporadas nas políticas públicas;
  • Estímulo ao desenvolvimento integral sustentável das comunidades, cadeias organizativas, redes de empreendimentos e à geração de renda;
  • Autonomia e o protagonismo de movimentos sociais, organizações e grupos populares que representam os povos da floresta;
  • Efetivação de direitos e ampliação do acesso às políticas públicas;
  • O fortalecimento e autonomia dos sujeitos, grupos e comunidades por meio das redes de produção solidária regional/local e da utilização de tecnologias inovadoras;
  • A redução da pobreza e demais vulnerabilidades e riscos sociais.