Virada Sustentável garante arte e cultura para todas as zonas de Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável garante arte e cultura para todas as zonas de Manaus

Virada Sustentável garante arte e cultura para todas as zonas de Manaus
julho 19, 2018 FAS

Virada Sustentável garante arte e cultura para todas as zonas de Manaus

19/07/2018

Considerado o principal festival de sustentabilidade do Brasil, a Virada Sustentável chega à sua quarta edição em Manaus nos dias 28 e 29 de julho, com uma agenda variada de shows, espetáculos e exposições em mais de 20 pontos da cidade. A programação terá acesso gratuito e pode ser conferida no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.
A proposta da Virada Sustentável é difundir a cultura da sustentabilidade, utilizando a arte e atividades lúdicas como principais ferramentas. Mais de 350 voluntários estarão envolvidos na mobilização, coordenada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações da sociedade civil.
Na lista de exposições do festival, encontra-se a mostra fotográfica “Saga Amazônica”, do fotógrafo e geógrafo André Zumak, marcada para os dias 28 e 29, das 8h às 17h, na Casa das Artes, no Centro. O Largo de São Sebastião receberá, dia 28, uma exposição de riscos e tinturas com aerograma criados ao vivo pelo artista Fábio Silva Ortiz, das 17h às 18h. No Coroado, a Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro será sede da exposição de artesanato do projeto Lição de Vida, dia 28, das 8h às 12h. Já no dia 29, o destaque será a mostra fotográfica “Natureza em Foco”, da bióloga Dariene Santos, que ocorrerá das 14h às 17h, no Bosque da Ciência, localizado no bairro Petrópolis.
Abrangendo públicos de todas as idades, os espetáculos teatrais e de dança também vão marcar a mobilização. No dia 28, a Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro receberá a performance da companhia de dança Raça Clan, das 11h às 12h. No bairro Parque Dez, o Parque do Mindu receberá no mesmo dia uma apresentação de dança afro-brasileira, às 14h. Na Cidade Nova, as crianças e adultos que visitarem o Parque Sumaúma poderão se divertir com uma encenação de “A lenda do Curupira”, dia 28, das 15h às 16h, além de assistir ao teatro de fantoches que terá apresentações nos dois dias de festival, sempre das 10h às 11h. Também haverá espetáculos com fantoches no rip-rap do bairro Redenção, dia 28, a partir das 15h, e uma apresentação teatral com o tema “Reciclagem e Sustentabilidade”, a partir das 16h.
Como parte da programação musical, a Virada Sustentável Manaus terá palcos em três pontos da capital: Colônia Antônio Aleixo, Monte das Oliveiras e Largo São Sebastião. Os espaços receberão shows gratuitos das bandas e cantores: Pessoa Não Grata, Brisa Norte, Banda Havana’s, Gramophone, Antônio Bahia, Manauaras em Extinção, Jimy Cabana, Cabeça de Boto, Will Nobre, Bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, T4F Gang, Garage Flower, Orquestra Puxirum, Grupo Kboclos, entre outras.
“O nosso objetivo é levar o festival para as comunidades mais distantes do Centro, promovendo a valorização da cultura e trabalhando a sustentabilidade além do sentido ambiental. Essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições se engajem em causas relevantes para melhoria da cidade”, enfatiza a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.