Mais de 21 mil famílias foram atendidas pela FAS em 2022 com programas socioambientais - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Mais de 21 mil famílias foram atendidas pela FAS em 2022 com programas socioambientais

Mais de 21 mil famílias foram atendidas pela FAS em 2022 com programas socioambientais
junho 7, 2023 FAS

Mais de 21 mil famílias foram atendidas pela FAS em 2022 com programas socioambientais

Documento reúne as principais ações e projetos desenvolvidos pela instituição no ano passado e divulga dados de gestão e transparência financeira

07/06/2023
Foto aérea de crianças brincando em sua comunidade no interior do Amazonas.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) divulgou na última sexta-feira, 2 de julho, o seu Relatório de Atividades 2022. À frente de iniciativas que promovem desenvolvimento sustentável e qualidade de vida na região, no ano passado a FAS atendeu diretamente mais de 21 mil famílias com atuação em 79 territórios, entre Unidades de Conservação, Terras Indígenas e municípios.  

A publicação apresenta as realizações de programas e projetos da organização, que é um dos principais nomes no setor socioambiental na Amazônia. Em nível global, o trabalho da FAS chegou a 8 países 1 província da Pan-Amazônia, além do Brasil, através da Rede SDSN Amazônia. O relatório está disponível de forma gratuita no site da FAS (acesse o link e confira). 

O ano de 2022 foi de intensa mobilização e crescimento para a fundação, que seguiu o curso de expansão de suas ações e iniciativas na Amazônia.  

“Ampliamos o número de beneficiários dos nossos programas com marcos socioeconômicos significativos”, avalia Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, citando como exemplo os projetos institucionais em educação que “criam horizontes de oportunidade para jovens na Amazônia profunda”. Conheça, a seguir, algumas das principais realizações da FAS em 2022: 

Melhor ONG do Amazonas 2022 

Educação, saúde, empreendedorismo e renda, infraestrutura comunitária e gestão e transparência estão entre as frentes que compõe o modo da FAS de ser e agir em favor do desenvolvimento sustentável na região amazônica. A visão sistêmica da organização aliada à consistência e aos impactos positivos de seus projetos e programas valeram à FAS novamente o reconhecimento como Melhor ONG do Amazonas, de acordo com votação do Prêmio Melhores ONGs 2022. 

Um conjunto de resultados que só foi possível com o engajamento de quase 200 colaboradores, 43 conselheiros e conselheiras e 344 parcerias institucionais. “Sem essa rede de pessoas e organizações, não conseguiríamos resultados tão expressivos em contexto tão
adverso. Isso nos dá força para seguirmos sonhando e trabalhando por uma Amazônia viva, com e para todas as pessoas”, resume Virgilio Viana.  

Educação e cidadania 

Empenhada no fomento ao ensino e aprendizagem que valorizam os saberes regionais, a FAS revitalizou e entregou um Núcleo de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (Nieds) na Comunidade Paraíso, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim (AM).  

Os nove núcleos construídos na Amazônia são espaços em comunidades ribeirinhas com estrutura de salas de aula, bibliotecas e hortas à disposição dos sistemas municipais e estaduais de educação. No ano passado, projetos de educação e cidadania da FAS atenderam 315 comunidades e envolveram mais de 13,7 mil pessoas. 

Saúde 

Durante a pandemia da Covid-19, a FAS esteve na linha de frente no combate ao vírus em áreas remotas da região amazônica, coordenando a Aliança Covid Amazônia. Em 2022, a organização continuou investindo em cursos de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACSs) e apoiou campanhas de vacinação contra a Covid-19 e outras doenças infecciosas em cidades no interior do estado do Amazonas. Com o aporte de 95 pontos de conectividade instalados em comunidades e aldeias, a FAS realizou, apenas em 2022, 1.074 atendimentos via sistema telessaúde e 1.596 teleorientações com agentes de saúde.

Empreendedorismo e renda 

A FAS acredita em novos caminhos econômicos para a Amazônia, que deixem de lado os velhos modelos exploratórios e sejam sustentáveis e inclusivos. Por isso, trabalha ao lado de empreendedores e negócios de serviços e cadeias produtivas que aproveitam o melhor da biodiversidade amazônica sem agredir o meio ambiente. Exemplo disso é o ecoturismo, que movimenta a economia de comunidades ribeirinhas da região.  

“É uma geração de renda limpa, sem agredir o meio ambiente. Você consegue dentro da floresta trabalhar os recursos que a gente tem aqui em harmonia com a natureza”, conta José Monteiro, gestor da Pousada Mirante do Uatumã (AM), apoiada pela FAS. Com oferta de formação empreendedora, acesso a linhas de crédito e parcerias, a fundação atendeu 62 empreendimentos na Amazônia em 2022, beneficiando 582 famílias e contribuindo com um faturamento anual de negócios sustentáveis no valor de R$ 7 milhões.

Energias limpas, conectividade e reciclagem 

Em 2022, a FAS inaugurou o primeiro Solar Community Hub na Amazônia brasileira. Formado por contêineres e um sistema movido à energia solar, a estrutura fornece acesso gratuito à internet e serviços de educação e saúde para mais de 1,5 mil ribeirinhos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá (AM). O projeto é uma parceria com a Dell Technologies, Computer Aid International, Intel e Microsoft.  

Na Amazônia urbana, a FAS instalou mais dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em Manaus (AM). Os pontos de coleta seletiva estão localizados na Plataforma do Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável (REUSA), no bairro da Redenção, e na Marina do Davi, um dos principais terminais fluviais da cidade, juntando-se a outros seis PEVs na capital amazonense. Opções sustentáveis para os manauaras darem o destino adequado a materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão, plástico, vidro e metal. 

Gestão e transparência 

O Relatório de Atividades 2022 também destaca a excelência da FAS na gestão de projetos e programas de grande escala na Amazônia e o compromisso com a transparência. As demonstrações financeiras da organização são submetidas a auditorias independentes e, posteriormente, são para avaliação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Desde sua criação, em 2008, 30 avaliações foram realizadas e todas foram aprovadas sem ressalvas. 

A FAS caminha para a transformação digital, que vai integrar plataformas de gestão de projetos e controle financeiro, e fornecer indicadores e informações em tempo real. “Do ponto de vista de inovação tecnológica, nós, como organização não governamental que atua na Amazônia, estamos na vanguarda de muitos processos e em fazer interligar desenvolvimento sustentável com o que há de ponta na tecnologia”, afirma Michelle Costa, superintendente de Gestão e Planejamento da FAS. 

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.  

 

Créditos de imagem: Samara Souza