Arqueiro indígena amazonense será condutor da Tocha Olímpica no Brasil - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Arqueiro indígena amazonense será condutor da Tocha Olímpica no Brasil

Arqueiro indígena amazonense será condutor da Tocha Olímpica no Brasil
fevereiro 24, 2016 FAS

Arqueiro indígena amazonense será condutor da Tocha Olímpica no Brasil

24/02/2016

O arqueiro indígena Gustavo dos Santos foi selecionado para ser um dos condutores da Tocha Olímpica no Brasil. O anUncio foi feito nesta quarta-feira (24) pela Coca-Cola Brasil, patrocinadora dos jogos olímpicos, no Rio de Janeiro. O atleta, da etnia Karapanã, é apoiado pelo Projeto Arquearia Indígena do Amazonas, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e conta com patrocínio das Lojas Bemol e Fogás, por Meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e do Banco Bradesco.
Ao todo, 2.400 pessoas terão a oportunidade de conduzir o ícone Olímpico a convite da Coca-Cola. Nesta quarta, cinco condutores foram apresentados. Formam o time a ex-ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei e bicampeã Olímpica Fabiana, o jovem arqueiro indígena Gustavo dos Santos, o cantor Di Ferrero e o youtuber Lucas Rangel. Os condutores foram escolhidos através do conceito Isso Ã? Ouro, criado para a campanha nacional de seleção da Coca-Cola, que recebeu mais de 17.000 inscritos em três meses. Segundo a marca, foram selecionados atletas, artistas, jovens e pessoas com histórias inspiradoras.
Para o atleta amazonense, a oportunidade marca um dos principais momentos de sua carreira. “Ã? um grande sonho poder ser um dos condutores da Tocha Olímpica e poder conhecer grandes nomes do esporte, como Gustavo Borges e Maria Esther Bueno. Agradeço à Coca-Cola pela oportunidade e a todos que apoiam os atletas indígenas”, declarou Gustavo dos Santos.
A ex-ginasta Laís Souza revelou estar realizando um sonho. “Em minhas participações em Jogos Olímpicos, eu tinha a imagem muito forte da chama acendendo a pira Olímpica. Confesso que ainda não acredito que isso está acontecendo comigo. Agradeço à Coca-Cola pela oportunidade de realizar esse meu sonho de conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016. Pode ter certeza que conduzirei não só a Tocha, mas sim meu sonho e de todos os brasileiros que levarei de coração aberto comigo”.
“Esse é um momento de alegria para a Coca-Cola. Com o Revezamento da Tocha, pretendemos celebrar a chama e os valores Olímpicos e aquecer todo o Brasil para a chegada dos Jogos. Ã? por isso que o nosso grupo de condutores reUne desde histórias incríveis de superação, como é o caso da Laís, passando por campeões Olímpicos como a Fabiana, e chegando aos jovens que têm conexão com a marca, como é o caso do Gustavo e do Lucas. Isso sem falar do Di Ferrero, que, além de conduzir a Tocha, ainda será responsável por um dos shows que vamos fazer para celebrar o Revezamento ao redor do Brasil. Somos parceiros do evento há muito tempo e queremos levar o espírito Olímpico para cada cidade do país, permitindo que todo mundo possa sentir o sabor de Coca-Cola”, afirmou Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Confira uma breve história dos primeiros condutores da Coca-Cola para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016: 
Laís Souza
Laís começou na ginástica artística aos 4 anos, na cidade de Ribeirão Preto. Fez parte da seleção que disputou os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003, quando conquistou a quarta colocação no salto e o terceiro lugar geral na disputa por equipes. Em Atenas 2004, em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, a ginasta conquistou o nono lugar geral por equipes. Já em Pequim 2008, alcançou a melhor colocação brasileira na história, a oitava posição na competição geral por equipe. 
Em 2013, começou a treinar esqui aéreo e conseguiu vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014. Durante treinos nos Estados Unidos, sofreu um acidente que causou uma torção na coluna cervical que a deixou tetraplégica. Por conta de sua garra e dedicação à recuperação, Laís Souza tornou-se exemplo de superação para todo Brasil.
Fabiana
Bicampeã Olímpica de vôlei nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 e Londres 2012 e integrante do Time Coca-Cola, Fabiana hoje atua pelo Sesi-SP e é a capitã da seleção brasileira de vôlei. A jogadora conquistou também duas medalhas de prata no Mundial do Japão, em 2006 e 2010, e uma de bronze no Mundial da Itália, em 2014. Entre os seus títulos, Fabiana ainda contabiliza o ouro nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, além de prêmios de atuação em competições disputadas.
Gustavo dos Santos
Atleta de alto rendimento do tiro com arco, Gustavo conheceu o esporte por meio do projeto Arquearia Indígena do Amazonas, da Fundação Amazonas Sustentável, na aldeia indígena Karapana, situada a 80km de Manaus. Aos 19 anos, mora atualmente em Manaus e sonha com a vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Lucas Rangel
Estudante mineiro que virou celebridade na internet com a produção de vídeos marcados pelo humor e improviso. De smartphone na mão, Lucas cria personagens, inventa diálogos e filma situações cômicas do dia a dia atraindo uma legião de fãs. Hoje, domina todas as plataformas das redes sociais. 
Di Ferrero
De Campo Grande-MS, Di Ferrero é cantor e vocalista da banda NX Zero. Sua trajetória musical começou ainda na infância, cantando na igreja. Aos 12 anos de idade, chegou a montar uma banda gospel. Além do trabalho de sucesso com a banda, Di, um apaixonado por skate, tem em seu currículo parcerias com artistas internacionais com Nelly Furtado e Eric Silver.
Coca-Cola e os Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, participando desde Amsterdam 1928. Em todas as edições realizadas desde então, sempre esteve ao lado do Movimento Olímpicos no esforço de promover a disseminação do Espírito Olímpico, auxiliar na formação de atletas e contribuir para o desenvolvimento do esporte em todo o mundo. 
A parceria da Coca-Cola com o Revezamento da Tocha Olímpica também é de longa data. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um Revezamento, incluindo as edições de Verão e de Inverno. A primeira atuação aconteceu em Barcelona 1992. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a Chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.
A Coca-Cola é também uma das patrocinadoras do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, desde 2012, patrocina os Jogos Escolares da Juventude, maior competição de esportes Olímpicos do mundo em nível escolar.

Sobre o projeto Arquearia Indígena do Amazonas:

O projeto tem o objetivo de contribuir para a popularização da arquearia e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia. O projeto é uma iniciativa da FAS, em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco) e apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenasda Amazônia Brasileira (Coiab), e do Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel), e para os Povos Indígenas (Seind). A iniciativa conta com o patrocínio das Lojas Bemol e Fogás, por Meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e de forma inédita, pretende colaborar para a formação de atletas de alto rendimento e o fortalecimento da equipe brasileira de tiro ao arco para competições locais, nacionais e internacionais, incluindo a Olimpíada do Rio, em 2016, e com apoio do Banco Bradesco.