Com apoio do Bolsa Floresta Renda, comunidade Santa Helena do Inglês ganha nova pousada - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Com apoio do Bolsa Floresta Renda, comunidade Santa Helena do Inglês ganha nova pousada

Com apoio do Bolsa Floresta Renda, comunidade Santa Helena do Inglês ganha nova pousada
maio 26, 2014 FAS

Com apoio do Bolsa Floresta Renda, comunidade Santa Helena do Inglês ganha nova pousada

26/05/2014

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro ganhou um novo atrativo turístico neste domingo (25): a Pousada Vista Rio Negro, construída na comunidade Santa Helena do Inglês, Iranduba-AM (60km de Manaus). O empreendimento foi construído com recursos do componente Renda do Programa Bolsa Floresta (PBF), gerenciado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, com mão de obra ribeirinha e apoio do Banco Bradesco e da Prefeitura de Iranduba.
A iniciativa conta o apoio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), e com as entidades participantes do Fórum de Turismo de Base Comunitária do Baixo Rio Negro.
“Este é mais um investimento do Programa Bolsa Floresta Renda, que tem o objetivo de fazer a floresta ter mais valor em pé do que derrubada. Em 2013, a FAS investiu em 645 projetos voltados para geração de renda nas 573 comunidades onde o Programa é implementado. Esperamos que essa pousada seja um marco histórico para o turismo no Rio Negro, em função das parcerias envolvidas no Fórum de Turismo de Base Comunitária”, explica o superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.
A pousada é resultado da decisão dos próprios ribeirinhos, por meio do processo participativo de definição de investimentos do Bolsa Floresta, gerenciado pela FAS. O empreendimento conta com oito quartos, com espaço para quatro pessoas cada. As diárias giram em torno de R$ 50, com café da manhã incluso. As reservas podem ser feitas pelo telefone (92) 8169-2258 ou 9279-6548, com os comunitários Nelson ou Lili.
A região do baixo rio Negro oferece uma série de atrativos turísticos harmônicos com a natureza, dentre eles a possibilidade de praticar a pesca, caminhar por trilhas, passear por igapós, além da tradicional focagem de jacarés no rio de água escura. Os comunitários também prepararam um roteiro especial para a Copa do Mundo de 2014, que inclui o envolvimento esportivo por meio das tradicionais partidas de futebol ribeirinhas.

Passaporte Verde

Este ano, comunidades das margens esquerda e direita do Rio Negro foram inclusas em roteiros turísticos da Campanha Passaporte Verde, uma iniciativa da Parceria Global para o Turismo Sustentável, coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Os roteiros tem como objetivo apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo e a implantação de infraestrutura básica e turística, além de ações de educação ambiental incentivadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A ação também incentiva o turista a consumir de forma consciente e reduzir os impactos do turismo no meio ambiente.
O roteiro da margem esquerda conta com as comunidades Colônia Central, São João do Tupé, Julião, Bela Vista, São Sebastião e Nova Esperança, incluindo atrativos como canoagem, banho de rio, pesca cabocla e interação com botos. Já o roteiro da margem direita inclui as comunidades do Tumbira, Santa Helena do Inglês, Saracá, São Tomé, Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, oferecendo além dessas atividades, focagem de jacarés, trilhas e artesanato rico.
Ambos roteiros são resultados de uma soma de esforços de FAS, Ceuc/SDS, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÃ?), ONG Nymuendaju e do Fórum Permanente de Defesa das Comunidades Ribeirinhas de Manaus (Fopec).

Bolsa Floresta Renda

O Programa Bolsa Floresta (PBF) atua em quatro componentes: Renda, Social, Associação e Familiar, voltados à geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário. O componente Renda investe anualmente cerca de R$ 260 mil por unidade de conservação (UC) em atividades econômicas sustentáveis, direcionadas à vocação de cada reserva. Atualmente, são cerca de 39 mil pessoas beneficiadas pela iniciativa, distribuídas em mais de 8 mil famílias.