Durante Encontro de Lideranças, associações de Unidades de Conservação reforçam importância do telessaúde - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Durante Encontro de Lideranças, associações de Unidades de Conservação reforçam importância do telessaúde

Durante Encontro de Lideranças, associações de Unidades de Conservação reforçam importância do telessaúde
dezembro 3, 2021 FAS

Durante Encontro de Lideranças, associações de Unidades de Conservação reforçam importância do telessaúde

Reunião foi realizada virtualmente com as principais lideranças das Unidades de Conservação Estaduais que têm o apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

03/12/2021
Mulheres participando de Encontro de Lideranças em comunidade no interior do Amazonas.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, o 33º Encontro de Lideranças de Unidades de Conservação (UCs), com a participação de aproximadamente 70 pessoas. Com o objetivo de manter o diálogo com as associações parceiras da FAS, a reunião reforçou a importância dos pontos de telessaúde no estado, além de apontar demandas e necessidades das mais diversas regiões.

O primeiro item da pauta foi a apresentação sobre os principais resultados da Aliança Covid-Amazônia. Desde o início das ações, em abril de 2020, foram captados recursos na ordem de R$ 44 milhões, beneficiando mais de oito mil comunidades e 600 mil pessoas. As ações da Aliança foram validadas pelas lideranças comunitárias.

Segundo Raimundo Xexéo, presidente da Associação dos Moradores e Usuários da RDS Mamirauá Antônio Martins (Amurman), “a FAS foi a única instituição que atuou dentro da Reserva Mamirauá e isso fortaleceu a confiança. A educação para a vacinação tem que continuar, porque a pandemia não acabou”, comentou.

Um dos resultados da atuação da Aliança Covid-Amazônia foi a instalação de mais de 95 pontos de conectividade, localizados em 29 municípios, 22 Unidades de Conservação (UCs) e 16 Terras Indígenas (TIs). Desde o início das atividades, já foram 1.052 teleatendimentos, 562 orientações e 93 webpalestras. A iniciativa tem o apoio da JBS, Siemens Caring Hands, Instituto Welight, Todos pela Saúde, Embaixada da França, Embaixada da Irlanda, entre outros parceiros.

Segundo o líder Ney Silva, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, o telessaúde diminuiu o tempo de espera por consultas médicas: “Antes, a marcação de exames demorava muito tempo e agora são mais rápidas. Os comunitários estão procurando cada vez mais os atendimentos”.

Para Antônio de Souza, da RDS Piagaçu-Purus, o ponto de telessaúde tem outros benefícios: “Com a conexão aqui, a gente leva mais capacitação para agentes de saúde e hoje a gente tem estrutura para participar do encontro”.

Outro momento de expectativa para as associações foi a participação do representante da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios do Amazonas (SECT). A secretaria é responsável pelas Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs), documento jurídico de concessão de terras públicas para moradores de UCs. De acordo com Paulo César Cavaletti, secretário executivo, em breve o governo do Amazonas deverá conceder as CDRUs para várias áreas.

“Os documentos das RDS Uacari, RDS Piagaçu-Purus, RDS Uatumã, RDS Mamirauá, RDS Amapá, Floresta Estadual de Maués, RESEX Catuá Ipixuna, RDS Juma e RDS Madeira já estão  na Procuradoria Geral do Estado”, informou o secretário executivo.

Uma parte significativa do encontro foi a apresentação dos representantes das associações com as atividades do ano. Eles comentaram sobre as  principais demandas para 2022. Izabel de Mello Carvalho, da Associação de Agroextrativismo da Resex Catuá-Ipixina, pontuou que, ao longo do ano, foram desenvolvidos projetos telessaúde, melhoramento da produção de farinha, pesca controlada e captação de recursos.

“Dentre as principais demandas para 2022, estão a organização comunitária da reserva, o ordenamento pesqueiro da Unidade de Conservação e o controle do desmatamento. A questão da pesca ilegal na região do Médio Solimões precisa ser resolvida”, observou. O próximo encontro deve ser realizado em fevereiro de 2022. A FAS atua em Unidades de Conservação do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).