Em comemoração ao Dia do Índio, FAS lança publicações indígenas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em comemoração ao Dia do Índio, FAS lança publicações indígenas

Em comemoração ao Dia do Índio, FAS lança publicações indígenas
abril 13, 2021 FAS

Em comemoração ao Dia do Índio, FAS lança publicações indígenas

13/04/2021
Garota indígena posando para foto.

Na próxima semana, uma importante data vai trazer reflexões a respeito da cultura indígena. Antecipando-se ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está lançando quatro publicações com essa temática. O objetivo é valorizar os saberes e práticas tradicionais indígenas, assim como apresentar um panorama da saúde e da biomassa em aldeias e comunidades do Amazonas, no âmbito do projeto Cunhã-Eta. Realizado em parceria com a Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira-Êta), o projeto promoveu oficinas de capacitação para o resgate da cultura agrícola empoderando mulheres indígenas.

As publicações apresentam experiências práticas obtidas nas oficinas do Cunhã-Eta, além de diagnósticos que foram realizados na comunidade Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro; Aldeia Vasques, situada no município de Tefé (AM); e Aldeia Piloto, que se encontra em Barcelos (AM).

O trabalho é composto de duas cartilhas: ‘Com as mãos na terra: manutenção e melhorias de viveiros em aldeias e comunidades indígenas no Amazonas’ (http://bit.ly/cartilhaviveiros); e ‘Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT), sabores e conhecimentos indígenas: lições aprendidas do projeto Cunhã-Eta’ (http://bit.ly/cartilhaSAT). Também fazem parte do projeto os relatórios técnicos ‘Relatório do Inventário de Biomassa em quintais agroflorestais de comunidades e aldeias indígenas no Amazonas (http://bit.ly/relatoriobiomassa) e ‘Aspectos da saúde indígena em comunidades e aldeias indígenas no Amazonas: diagnóstico a partir do projeto Cunhã-Eta (http://bit.ly/relatorioaspectosaude). As obras foram elaboradas a partir das lições compartilhadas entre técnicos do Cunhã-Eta e os comunitários participantes.

De acordo com a coordenadora da Agenda Indígena da FAS, Rosa dos Anjos, as publicações são essenciais para promover melhorias na vida das comunidades dentro das áreas de agricultura, saúde e meio ambiente. “É importante que o conteúdo desse trabalho chegue às organizações indígenas, para que seja divulgado em aldeias e comunidades que trabalham com agricultura familiar ou aqueles que veem esta como uma alternativa de geração de renda”, explica.

“Já o diagnóstico da saúde indígena é indispensável, pois apresenta um panorama real sobre a situação desses locais. É importante para os órgãos responsáveis nos municípios das áreas atendidas pelo projeto, pois servirão de referencial e base para melhorar o atendimento e as ações voltadas a essa população”, acrescenta Rosa.

Rede de mulheres indígenas

O Cunhã-Eta é um projeto da FAS em parceria com a Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira-Êta). O grupo foi criado em dezembro de 2017, em Manaus, com a participação de 40 mulheres indígenas de diversas organizações do Amazonas e com o apoio da União de Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab Amazônia).

Nos últimos anos, as mulheres indígenas da Amazônia enfrentaram vários desafios em suas organizações, aldeias e comunidades. Foi o que as incentivou a organizarem ações para unir forças, principalmente para lutar por uma vida plena e o bem viver dos povos indígenas.

Nesse sentido, o objetivo da Makira-Êta é disseminar os saberes tradicionais como alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, visando promover a conservação dos recursos naturais, a produção de alimentos e a geração de renda através da implementação de atividades produtivas sustentáveis para recuperação de áreas degradadas em aldeias e comunidades indígenas do Amazonas.

O projeto é financiado pelo Fórum Internacional das Mulheres Indígenas (FIMI) e tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Programação especial

Além das cartilhas, a FAS também está dedicando o mês de abril para discutir a temática. Nas redes sociais, cards especiais estão abordando projetos, resultados e impactos da Agenda Indígena da FAS. No dia 19, um evento on-line será realizado com a participação de várias lideranças indígenas.