Em parceria com organizações locais, Manaus F.C. estende faixa pela Amazônia no Dia do Meio Ambiente - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em parceria com organizações locais, Manaus F.C. estende faixa pela Amazônia no Dia do Meio Ambiente

Em parceria com organizações locais, Manaus F.C. estende faixa pela Amazônia no Dia do Meio Ambiente
junho 6, 2022 FAS

Em parceria com organizações locais, Manaus F.C. estende faixa pela Amazônia no Dia do Meio Ambiente

A ação pela conservação da Amazônia foi uma parceria entre o clube, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), plataforma Namaloca e a Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM).

06/06/2022
Jogadores do Manaus Futebol Clube, segurando faixa dedicada à data de conscientização pelo meio ambiente.

Neste domingo, 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a conservação ambiental e a força dos povos da Amazônia entraram em campo. Em partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro de 2022, a equipe do Manaus Futebol Clube carregou uma faixa dedicada à data de conscientização pelo meio ambiente com foco no bioma Amazônia. 

Exibindo a frase “O Meio Ambiente não pode virar história. O futuro da Amazônia é agora!” e as hashtags “#DiadoMeioAmbiente50anos” e “#AmazôniaéAgora”, a faixa foi destaque na abertura da competição contra o Altos F.C., realizada às 15h30 (horário local), no Estádio Ismael Benigno, na capital manauara. 

A ação é resultado de uma parceria entre o Manaus F.C. e o Coletivo Vozes da Amazônia, com organização local da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), pelo projeto “Eu Voto Na Amazônia Viva”, e a Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia. 

O Coletivo Vozes da Amazônia é uma rede de organizações presentes na Amazônia Legal, que compõem um movimento em prol da valorização do território amazônico, seu legado e futuro. Para o Dia do Meio Ambiente, data internacional que completa 50 anos de realização, desde o final de maio estão sendo realizados eventos, como saraus, rodas de conversa e intervenções urbanas em vários estados da Amazônia. 

Movimento coletivo pela Amazônia

Nas redes sociais, desde a última quinta-feira, 2 de junho, o coletivo tem movimentado o Twitter, Instagram e Facebook com uma série de postagens de perfis institucionais e de usuários também com as hashtags #DiadoMeioAmbiente50anos e #AmazôniaéAgora. 

Em Manaus, a ação da faixa, conduzida pela FAS, Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia e plataforma Namaloca, foi planejada com a diretoria e o marketing do Manaus Futebol Clube e surgiu da vontade compartilhada de levar ao público os temas de preocupação socioambiental da Amazônia.

No último dia 1º, os perfis virtuais do Manaus F.C. apresentaram uma mudança curiosa: no brasão do clube, destacava-se a ausência de seu símbolo maior, o gavião-real. Popularmente conhecido como harpia (Harpia harpyja), o animal de porte imponente é a maior ave de rapina do Brasil. É muito característico da Amazônia, mas nos últimos anos o predador sofre ameaças causadas por atividades humanas, como a caça e o desmatamento.

O “sumiço” do Gavião do Norte do escudo do Manaus F.C., que gerou curiosidade e consternação em seus torcedores, ecoa a ameaça de extinção de muitas espécies da fauna e flora amazônica. E, junto com elas, o desaparecimento dos modos de vida dos povos locais.

Um dos responsáveis pela ação envolvendo o escudo do clube, o diretor de Marketing e Comunicação, Thiago Martins, comentou sobre a proposta, que apesar de polêmica, serviu de alerta.

“Na posição que o Manaus F.C. ocupa hoje é importante que o clube seja porta-voz de temas relevantes e, principalmente, que deem visibilidade ao contexto do povo do Norte. Temos feito isso com os uniformes – time da floresta e time de indígenas – além de trabalhar de maneira solidária em prol de outros irmãos da região, como pela causa dos povos originários e dos ribeirinhos. A ação do Dia do Meio Ambiente foi audaciosa, mas trouxe atenção à discussão, que para muitos é vista de maneira macro. O sumiço da harpia, o gavião real, é apenas uma das muitas perdas que a luta da preservação ambiental pode sofrer”, afirma.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Crédito da imagem: Grazi Praia