FAS firma convênio com Cooperativa Verde de Manicoré - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS firma convênio com Cooperativa Verde de Manicoré

FAS firma convênio com Cooperativa Verde de Manicoré
fevereiro 20, 2009 FAS

FAS firma convênio com Cooperativa Verde de Manicoré

20/02/2009

Por Marina Guedes

A Fundação Amazonas Sustentável fechou uma parceria com a Cooperativa Verde de Manicoré (Covema) para alavancar as produções extrativistas na Usina de Beneficiamento de Produtos Agroflorestais de Manicoré bem como nas unidades de conservação estaduais. Na prática, segundo o diretor geral da FAS, Virgilio Viana, a primeira ação será a compra de maquinário para a usina no valor de R$ 22, 5 mil.
 
Conforme salienta Willis Vieira Meriguete, chefe do departamento de negociações florestais de produções não madeireiras da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), o momento é de comemoração. “A FAS vem somar com a cooperativa para resolver gargalos na usina de Manicoré no que se refere à tecnologia de produção”, disse.
 

João Tezza (primeiro à direita) e Virgilio Viana, diretores da FAS, ao lado de Sueli Gomes, 
Sérgio Santos, Cirlene Elias, Willis Vieira e Mauro Cristo, na Fundação Amazonas Sustentável
 
Segundo a presidente da Covema, Maria Sueli Gomes Belolo, na usina de Manicoré a principal atividade extrativista diz respeito à castanha do Brasil. Por meio deste termo de cooperação, a Fundação Amazonas Sustentável vai investir cerca de R$ 25 mil ao longo do ano de 2009. Em contra partida, a cooperativa vai ampliar a atuação dentro das unidades de conservação estadual, como é o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma. A meta é agregar valor aos produtos da floresta.
 
Em pouco mais de dois anos desde a criação, a Covema atua, principalmente, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, no município de Manicoré. A meta para este ano, de acordo com Sueli, “é atingir a RDS do Juma e do Madeira”. “Parcerias como esta com a Fundação Amazonas Sustentável, a exemplo do Ceuc (Centro Estadual de Unidades de Conservação) e ADS, são muito importantes”, finaliza.