FAS firma convênio com Cooperativa Verde de Manicoré : FAS Amazônia
20/02/2009
Outros

FAS firma convênio com Cooperativa Verde de Manicoré


Por Marina Guedes

A Fundação Amazonas Sustentável fechou uma parceria com a Cooperativa Verde de Manicoré (Covema) para alavancar as produções extrativistas na Usina de Beneficiamento de Produtos Agroflorestais de Manicoré bem como nas unidades de conservação estaduais. Na prática, segundo o diretor geral da FAS, Virgilio Viana, a primeira ação será a compra de maquinário para a usina no valor de R$ 22, 5 mil.
 
Conforme salienta Willis Vieira Meriguete, chefe do departamento de negociações florestais de produções não madeireiras da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), o momento é de comemoração. “A FAS vem somar com a cooperativa para resolver gargalos na usina de Manicoré no que se refere à tecnologia de produção”, disse.
 

João Tezza (primeiro à direita) e Virgilio Viana, diretores da FAS, ao lado de Sueli Gomes, 
Sérgio Santos, Cirlene Elias, Willis Vieira e Mauro Cristo, na Fundação Amazonas Sustentável
 
Segundo a presidente da Covema, Maria Sueli Gomes Belolo, na usina de Manicoré a principal atividade extrativista diz respeito à castanha do Brasil. Por meio deste termo de cooperação, a Fundação Amazonas Sustentável vai investir cerca de R$ 25 mil ao longo do ano de 2009. Em contra partida, a cooperativa vai ampliar a atuação dentro das unidades de conservação estadual, como é o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma. A meta é agregar valor aos produtos da floresta.
 
Em pouco mais de dois anos desde a criação, a Covema atua, principalmente, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, no município de Manicoré. A meta para este ano, de acordo com Sueli, “é atingir a RDS do Juma e do Madeira”. “Parcerias como esta com a Fundação Amazonas Sustentável, a exemplo do Ceuc (Centro Estadual de Unidades de Conservação) e ADS, são muito importantes”, finaliza.