FAS inicia Campanha Emergencial de Apoio às Comunidades do Juruá afetadas pelas enchentes - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS inicia Campanha Emergencial de Apoio às Comunidades do Juruá afetadas pelas enchentes

FAS inicia Campanha Emergencial de Apoio às Comunidades do Juruá afetadas pelas enchentes
março 31, 2021 FAS

FAS inicia Campanha Emergencial de Apoio às Comunidades do Juruá afetadas pelas enchentes

Aproximadamente 80% das comunidades foram afetadas integralmente devido à subida do Rio Juruá.

31/03/2021
Enchente em comunidade no Juruá localizada no Amazonas.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) iniciará em abril a Campanha Emergencial de Apoio às Comunidades do Juruá, afetadas diretamente pela enchente causada pela subida dos rios e beneficiando mais de 1,5 mil pessoas. A iniciativa visa ajudar os moradores neste momento e também após a crise, garantindo o fornecimento de produtos de assistência básica, apoiando na construção e reforma de infraestruturas danificadas, auxiliando economicamente a retomada produtiva e implementando um auxílio-enchente mensal para as famílias.

O Coordenador de Articulação Institucional da FAS, Ademar Cruz, esteve na visita realizada pela organização na região e revela que a campanha será crucial na reabilitação das comunidades. “Visitamos inúmeras famílias e a realidade é preocupante e muito triste. O apoio que será realizado ajudará e aliviará muito o sofrimento dos moradores que perderam não só suas casas, mas também suas produções agrícolas”, comentou.

A iniciativa pretende auxiliar toda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari, no município de Carauari, que é composta por 30 comunidades, 250 residências, 358 famílias e 1.589 pessoas. “A ação também irá contribuir para a credibilidade da FAS com a população, gerando uma grande corrente de solidariedade, essencial em momentos como esse”, afirma Ademar Cruz.

Cronograma

A Campanha terá sete meses de duração e será concluída em outubro de 2021, mês em que os rios começam a encher novamente e a maior parte da produção é comercializada. Nos meses de abril e maio ocorrerá a entrega de produtos de assistência básica e de junho a outubro, a FAS ajudará as comunidades oferecendo auxílio financeiro, apoio à produção e microcrédito.

Origem da enchente 

De acordo com o Boletim de Monitoramento Hidrometerológico da Amazônia Ocidental, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no período de 16 de fevereiro a 17 de março de 2021, parte das bacias monitoradas apresentaram excesso de precipitação em provável resposta ao evento La Niña (intensificação das chuvas), sendo a com valor máximo  a bacia do rio Juruá com média de 365 mm, considerada acima do esperado no período.