FAS participa de debates sobre implementação do Acordo de Paris na Amazônia durante COP22 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de debates sobre implementação do Acordo de Paris na Amazônia durante COP22

FAS participa de debates sobre implementação do Acordo de Paris na Amazônia durante COP22
novembro 21, 2016 FAS

FAS participa de debates sobre implementação do Acordo de Paris na Amazônia durante COP22

21/11/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou da 22ª Conferência do Clima (COP22) em Marrakech, no Marrocos, para apresentar iniciativas no Amazonas. Além disso, a Fundação teve papel importante para discutir soluções para o desenvolvimento sustentável para a região amazônica e a implementação do Acordo de Paris, assinado na COP 21, em Paris, e ratificado pelo Brasil em setembro de 2015.
Nesta 22ª sessão da Conferência, legislação ambiental na região amazônica, perspectivas para diminuição do desmatamento e o lançamento de uma plataforma de registro de serviços ambientais foram os principais temas dos eventos promovidos pela FAS. O primeiro, no dia 10 de novembro, apresentou lições aprendidas de implementação de políticas de serviços ambientais na América Latina.
Já o segundo evento promoveu uma discussão sobre a implementação de programas de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) na Amazônia brasileira. O evento, realizado no dia 11, discutiu programas inovadores e soluções em diferentes níveis para a redução do desmatamento na região, na busca por alcançar a conservação da floresta, o bem estar e a resiliência dos povos tradicionais e indígenas da região.
No dia 12 de novembro, foi lançada a Plataforma de Registro de Serviços Ambientais do Amazonas. Em uma parceria com o Governo do Amazonas e Instituto BVRio, a plataforma permite o monitoramento online da redução de emissões e a arrecadação de fundos com organizações publicas e privadas, além de contribuir para o plano estratégico de redução de carbono brasileiro. O evento contou com participação do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Antonio Stroski, de Pedro Moura Costa, fundador do Instituto BVRio, do superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e da diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, além de Dirk Forrister, presidente da International Emissions Trading Association (IETA), e David Antonioli, CEO da Voluntary Carbon Standard (VCS). 
A Fundação promoveu ainda um evento, no dia 15, sobre “Mecanismos inovadores para apoiar a NDC brasileira”, com participação de André Guimarães (IPAM), Arnaldo Carneiro (AGROICONE), Pedro Soares (Idesam), Juliana Santiago (Fundo Amazônia) e Virgilio Viana (FAS). O debate destacou que o Brasil tem demonstrado inovações nos mecanismos financeiros, como o Fundo  Amazônia, mas ainda enfrenta grandes desafios: soluções práticas e de impacto como a FAS e o IPAM implementam, e estudos técnicos como Idesam e Agroicone elaboram, são cruciais para inspirar o governo brasileiro a inovar. 

Impactos do REDD+ no Brasil

A agenda da FAS na COP22 incluiu também participação no evento “Impactos do REDD+ no desmatamento e subsistência: experiências de projetos-piloto no Brasil, RepUblica Democrática do Congo, Uganda e Tanzânia”, no dia 09. Promovido pela Norwegian University of Life Sciences, o evento discutiu os impactos de projetos pilotos de REDD+ realizados nos quatro países. A FAS participou em um painel de discussão apresentando os impactos de projetos nos níveis de desmatamento e sustento de comunidades na Amazônia.
No dia 12, a FAS apresentou o caso do Bolsa Floresta como convidada no evento sobre como o Fundo Amazônia atua como instrumento financeiro para REDD+, promovendo o desenvolvimento sustentável nas florestas tropicais. O evento foi realizado no Pavilhão Brasileiro da COP22. Já no dia 15, a FAS foi convidada para discutir perspectivas locais e nacionais de implementação das Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs) no CAF Day, evento promovido pelo CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina. 
Por fim, no dia 16, a Fundação participou da Conferência de Soluções para Baixa Emissão de Carbono, promovida pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, em inglês). A conferência discutiu temas como soluções sustentáveis para grandes cidades, políticas para baixa emissão industrial e energia limpa, a partir da apresentação de cases por especialistas de diversas partes do mundo. A FAS participou na sessão “Mitigation and Smart Climate Agriculture”, uma abordagem para transformar e reorientar o desenvolvimento da agricultura a partir d as mudanças climáticas, que já são uma realidade mundial.
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) foi também uma das protagonistas na discussão  sobre as metas brasileiras para a implementação do Acordo de Paris, fomentando o debate sobre a importância de investir em NDCs mais ousadas, e sendo uma das signatárias da Carta de Marrakech sobre REDD+, que pede ao governo brasileiro um novo posicionamento do Brasil em relação ao mercado de carbono. O superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, participou também de sessão do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.