Feira da FAS recebe exposição para conscientização sobre lixo nos igarapés de Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Feira da FAS recebe exposição para conscientização sobre lixo nos igarapés de Manaus

Feira da FAS recebe exposição para conscientização sobre lixo nos igarapés de Manaus
junho 11, 2022 FAS

Feira da FAS recebe exposição para conscientização sobre lixo nos igarapés de Manaus

Estande também divulga resultados do projeto “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, que retirou um 7,5 toneladas de lixo da foz do Igarapé do Gigante.

11/06/2022
Pessoas sentadas em banco no shopping, vendo exposição realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

No dia 12 de junho, a programação em homenagem ao mês do meio ambiente na Feira da FAS terá a exposição do projeto “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, com imagens impactantes que destacam a problemática do despejo incorreto de resíduos sólidos nos rios da Amazônia. A iniciativa é executada pela FAS e implementada com o apoio da Coca-Cola Brasil, parceira da instituição há uma década.

O estande também divulga resultados do projeto, que retirou um 7,5 toneladas de lixo da foz do Igarapé do Gigante, em Manaus e foi exposto do dia 1º ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Shopping Manauara.

De acordo com o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, projetos como esses são essenciais para a sensibilização social e integram uma frente ainda maior da Coca-Cola Brasil por um mundo sem resíduos.

“Nosso histórico de atuação no Amazonas contempla projetos reconhecidos e parcerias que impactam, e promovem o desenvolvimento da região, entre eles, ações de retirada de plástico dos igarapés. São esforços que vão desde projetos de apoio às cooperativas de catadores até programas de grande escala, que promovem a economia circular”, destaca.

Para a coordenadora do projeto e Supervisora da Coordenadoria de Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, é importante popularizar os resultados desse trabalho para mostrar ao cidadão manauara que muito pode ser feito a partir da ação de cada indivíduo.

“As atividades receberam apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, mas principalmente só foi possível por causa dos voluntários, pessoas comuns que tiram um pouco do seu tempo para cuidar da própria cidade. Existem vários movimentos em Manaus realizados com o apoio de voluntários, como o Remada Ambiental, Igarapés Limpos, Drive Thru Ambiental, Descarte Correto e tantos outros que têm como objetivo a Educação Ambiental, por meio ações concretas, como os mutirões de limpeza que ocorrem nos parques e igarapés”, completou.

“Manaus Circular”

O projeto deu origem à iniciativa “Manaus Circular”, uma parceria entre FAS e a Coca-Cola que dará continuidade às atividades iniciadas. 

Cristine Rescarolli explica que a criação do projeto aconteceu após a identificação da problemática do descarte inadequado do plástico, que polui igarapés em Manaus, e do mapeamento de soluções inovadoras.

“O projeto Manaus Circular terá atividades estratégicas para contribuir na estrutura de um processo de economia circular, a partir do resíduo plástico na cidade de Manaus e que envolva comunidades periféricas, sensibilizando sobre a relação entre a poluição plástica dos rios e a valorização do plástico como matéria-prima, e fonte de renda”, explicou a coordenadora.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Créditos: Grazi Praia