Feira da FAS tem edição alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas neste domingo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Feira da FAS tem edição alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas neste domingo

Feira da FAS tem edição alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas neste domingo
agosto 1, 2023 FAS

Feira da FAS tem edição alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas neste domingo

Evento também irá marcar o lançamento da ‘Virada Sustentável Manaus 2023’, que acontecerá em novembro

01/08/2023
Artista indígena se apresentando durante Feira da FAS realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Com exposição de produtos da economia verde e uma programação que exalta a cultura regional, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promove mais uma edição da tradicional “Feira da FAS”, neste domingo, 6, das 8h às 19h. O evento é gratuito e terá uma temática alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto. 

A Feira da FAS é realizada na sede da instituição, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. O evento também irá marcar o lançamento da “Virada Sustentável Manaus 2023”, um movimento que acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro com ações educativas em prol de práticas mais sustentáveis. 

Para a supervisora da Agenda Indígena da FAS, Rosa dos Anjos, a edição é imprescindível para o processo de sensibilização da sociedade. “Na Amazônia, uma nova agenda ambiental e novas políticas socioambientais não existem, de fato, sem os povos indígenas. Mas este processo de reconhecimento também faz parte da sociedade civil em geral. Ainda que estejamos avançando no quesito ‘representatividade’, precisamos vencer estereótipos e discursos racistas que persistem em pleno 2023”. 

No local, serão vendidos produtos como óleos essenciais, artesanato, medicina indígena, artigos de beleza, design, entre outros. Além disso, haverá o Espaço Gastronômico, com venda de pratos da culinária regional; o Espaço Kids com atividades recreativas e lúdicas sob coordenação da atriz Mel Angeoles, das 9h às 13h; e ainda é Pet Friendly, recebendo os animais de estimação do público.  

A programação cultural terá início às 12h30, com show da cantora e violonista Nay 69, dona do hit “Meu Amor Manaus” e um destaque na cena local. Em seguida, às 15h, o público escuta Mandy e Seus Namorados, coletivo de grandes sucessos como “Enxirindo na Dm” e “Pirarucumbia”, nos estilos da guitarrada, cumbia e lambada. 

Depois, às 16h, o artista visual Denis LDO apresenta o “Graffiti Live”, uma intervenção ao vivo para encantar os visitantes. No horário das 16h30, é a vez do grupo amazonense Panorando exibir seu espetáculo “As Cores da América Latina”. Quem encerra o dia é a cantora Taty Corazon, às 17h, com sua vibe latino-americano e ritmos que incluem a bachata, salsa e o reggaeton.  

“Todos os anos o anúncio da Virada Sustentável Manaus é esperado pela população manauara, e é uma honra poder fazer isso dentro de uma edição da Feira da FAS com uma temática tão importante. Para a FAS é uma honra promover, mais uma vez, um encontro de trocas de saberes e realidades tão ricos. Convidamos a população para se fazer presente neste domingo, conhecer outras experiências e visões da Amazônia, e também participar do debate social”, convida a coordenadora da Feira da FAS, Cristine Rescarolli.  

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Larissa Silva